Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49118
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Daniela Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-14T15:48:29Z | - |
dc.date.available | 2023-02-14T15:48:29Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49118 | - |
dc.description.abstract | Na literatura há pouco sobre o TEA, os estudos estão avançando aos poucos, visto que o termo “autismo” é muito desconhecido tanto pelos pais, quantos pelos profissionais da área, esse diagnóstico pode trazer um misto de emoções e insegurança. Este trabalho traz esclarecimentos que podem auxiliar no conhecimento de todos envolvidos, facilitando a forma de lidar com autismo e suas especificidades. A falta de conhecimento pode levar o autista a mudar de nível, agravando o estado clínico, por isso a importância de conhecer melhor esse assunto. Tem como objetivo analisar as discussões sobre as aulas de Educação Física na relação com o desenvolvimento motor e cognitivo dos estudantes com TEA, para entender se elas têm conseguido avançar para propostas de aplicabilidade prática. Este estudo tratase de uma pesquisa bibliográfica. Os artigos estudados mostram que os indivíduos que praticaram ou praticam atividade física, tem um melhor desenvolvimento em relação a aprendizagem, tem uma melhora significativa na interação social, diminuem comportamentos estereotipados. | pt_BR |
dc.format.extent | 25 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.title | A importância das aulas de educação física para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): relações com o desenvolvimento motor e cognitivo. uma revisão da literatura | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | VASCONCELOS, Cleverson Soares de | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1522788697371835 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The work aims to analyze the importance of physical education in the development of individuals with ASD, bringing a little of the history of autism, how the diagnosis is made. It aims to analyze the discussions about Physical Education classes in relation to the motor and cognitive development of students with ASD, to understand if they have been able to advance to proposals of practical applicability. This study is a bibliographic research, the articles studied show that individuals who practiced or practice physical activity, have a better development in relation to learning, have a significant improvement in social interaction, reduce stereotyped behaviors. This work brings clarification that can help in the knowledge of all involved, facilitating the way to deal with autism and its specificities, helping teachers and parents to understand better, discussing the superficial academic training in relation to the disability that most physical education teachers had, the importance of the school as an environment that stimulates learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Daniela Maria da..pdf | 462,71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons