Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49118

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Haroldo Moraes de-
dc.contributor.authorSILVA, Daniela Maria da-
dc.date.accessioned2023-02-14T15:48:29Z-
dc.date.available2023-02-14T15:48:29Z-
dc.date.issued2022-04-20-
dc.date.submitted2023-02-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49118-
dc.description.abstractNa literatura há pouco sobre o TEA, os estudos estão avançando aos poucos, visto que o termo “autismo” é muito desconhecido tanto pelos pais, quantos pelos profissionais da área, esse diagnóstico pode trazer um misto de emoções e insegurança. Este trabalho traz esclarecimentos que podem auxiliar no conhecimento de todos envolvidos, facilitando a forma de lidar com autismo e suas especificidades. A falta de conhecimento pode levar o autista a mudar de nível, agravando o estado clínico, por isso a importância de conhecer melhor esse assunto. Tem como objetivo analisar as discussões sobre as aulas de Educação Física na relação com o desenvolvimento motor e cognitivo dos estudantes com TEA, para entender se elas têm conseguido avançar para propostas de aplicabilidade prática. Este estudo tratase de uma pesquisa bibliográfica. Os artigos estudados mostram que os indivíduos que praticaram ou praticam atividade física, tem um melhor desenvolvimento em relação a aprendizagem, tem uma melhora significativa na interação social, diminuem comportamentos estereotipados.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titleA importância das aulas de educação física para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): relações com o desenvolvimento motor e cognitivo. uma revisão da literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVASCONCELOS, Cleverson Soares de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1522788697371835pt_BR
dc.description.abstractxThe work aims to analyze the importance of physical education in the development of individuals with ASD, bringing a little of the history of autism, how the diagnosis is made. It aims to analyze the discussions about Physical Education classes in relation to the motor and cognitive development of students with ASD, to understand if they have been able to advance to proposals of practical applicability. This study is a bibliographic research, the articles studied show that individuals who practiced or practice physical activity, have a better development in relation to learning, have a significant improvement in social interaction, reduce stereotyped behaviors. This work brings clarification that can help in the knowledge of all involved, facilitating the way to deal with autism and its specificities, helping teachers and parents to understand better, discussing the superficial academic training in relation to the disability that most physical education teachers had, the importance of the school as an environment that stimulates learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Daniela Maria da..pdf462,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons