Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4903
Título: Mineração seqüencial de dados para previsão de falhas em uma rede de telecomunicação
Autor(es): OLIVEIRA, Alexandre Antonio Paixão de
Palavras-chave: Mineração seqüencial de dados; Previsão de falhas; Intervalo P-F; Sistemas de telecomunicações
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Antonio Paixão de Oliveira, Alexandre; Ribeiro Barbosa de Aquino, Ronaldo. Mineração seqüencial de dados para previsão de falhas em uma rede de telecomunicação. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Nas últimas décadas, o desenvolvimento sem igual dos sistemas de telecomunicações resultou no aumento do tamanho e da complexidade das redes, além da dependência das empresas nesses sistemas. Na Chesf não é diferente, hoje os sistema de telecomunicações suportam aplicações corporativas, bem como toda comunicação operacional de serviços tão sensíveis à indisponibilidade quanto o SAGE (Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia). Por isso, há a necessidade cada vez maior de mantermos sistemas de comunicação com indisponibilidade zero. Este trabalho busca antecipar o momento final da falha a partir da utilização de algoritmos de mineração seqüencial de dados em uma base histórica de alarmes de telecomunicações. Realizando uma análise do histórico de ocorrências das seqüências freqüentes dos alarmes foi possível associá-las a uma probabilidade de ocorrência de um determinado padrão. O objetivo final de extrair este conhecimento dos dados é dar suporte para ações de manutenção, dependendo de sua viabilidade, visando evitar as falhas ou os seus efeitos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4903
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2301_1.pdf1,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.