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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorda Conceição Carrilho de Aguiar, Maria pt_BR
dc.contributor.authorda Costa Lima, Renatapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:23:22Z-
dc.date.available2014-06-12T17:23:22Z-
dc.date.issued2012-01-31pt_BR
dc.identifier.citationda Costa Lima, Renata; da Conceição Carrilho de Aguiar, Maria. A formação continuada nas representações sociais de seus formadores. 2012. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4898-
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou compreender quais representações sociais de formação continuada são compartilhadas por seus formadores. Tomamos como categorias centrais a formação e a formação continuada. Essas categorias foram compreendidas a partir da teoria das representações sociais, tendo como suporte Moscovici (1978, 2003, 2003a), Sá (1995, 1996, 1998, 1998a), Abric (1994,1998). Para atingir os objetivos propostos e atender às características do objeto, tomamos como encaminhamento metodológico a abordagem qualitativa. Para tanto, buscamos no Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) os formadores colaboradores deste estudo. Como procedimento metodológico, a pesquisa contou com três etapas, quais sejam: análise da proposta de formação continuada do Centro, aplicação de um teste de associação livre a 20 formadores e, por fim, a entrevista semiestruturada com 10 formadores. A análise da proposta revelou que o CEEL propõe uma formação continuada com base na abordagem crítico-reflexiva, dando ênfase à questão da reflexão, da troca de saberes e do estudo teórico. O teste de associação livre indicou que os formadores entendem o termo formação, principalmente, voltado para a questão da formação de professores especificamente. Quanto ao termo formação continuada, o teste revelou que os formadores apontam apenas elementos positivos quando solicitados a falar sobre formação continuada. Com a entrevista e com o teste de associação livre foi visto que os formadores representam a formação continuada como um momento de curso e que isso desconsidera a dimensão individual do processo de formação. A pesquisa revelou a pessoa do formador como essencial ao processo de (re)significação de (re)configuração e de (re)conceitualização da formação continuada, no contexto das representações sociais, bem como que as representações servem de guias de condutas para eles orientarem as suas praticas relativas aos professores que formampt_BR
dc.description.sponsorshipFaculdade de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambucopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectFormadorespt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.titleA formação continuada nas representações sociais de seus formadorespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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