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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48978

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRAGA, Simone do Nascimento-
dc.contributor.authorBRANCO, André Luiz dos Santos Castelo-
dc.date.accessioned2023-02-08T12:36:37Z-
dc.date.available2023-02-08T12:36:37Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.citationBRANCO, André Luiz dos Santos Castelo. Protagonizando a aprendizagem sobre sexualidade humana e comportamento sexual de risco, uma proposta de sequência didática para o ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia em rede Nacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48978-
dc.description.abstractA educação sexual sempre foi tida como um tabu tanto na sociedade em geral como nas escolas, em uma, pelas questões de costumes relacionadas à religião e à educação familiar e, na outra, devido ao receio por parte de alguns educadores de se tocar em determinados assuntos, o que acaba fazendo com que aulas relacionadas ao tema sejam focadas em seu viés conceitual, levando os estudantes a ficarem imersos em um mundo cheio de informações, mas quase sempre sem nenhuma formação sobre comportamentos sexuais de risco, podendo deixá-los expostos a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e/ou gravidez na adolescência. Sendo assim, os professores que se propõe a trabalhar de maneira mais profunda precisam escolher estratégias que busquem a efetivação de uma ação educativa mais focada no desenvolvimento da responsabilidade, do protagonismo e da autonomia dos estudantes. Desta feita, o presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática (SD) que faz uso de alguns recursos metodológicos como Sequência Didática Interativa (SDI) e roda de conversa para a construção coletiva do entendimento de temas como comportamento sexual de risco e gravidez na adolescência, a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes e contato com profissionais da área de saúde e de pessoas que experienciaram uma gravidez na adolescência. Espera-se, desta forma, que esta proposta possibilite atitudes mais positivas dos educandos acerca de sua saúde sexual.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleProtagonizando a aprendizagem sobre sexualidade humana e comportamento sexual de risco, uma proposta de sequência didática para o ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6111034135565216pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1517509550088343pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxSex education has always been seen as a taboo both in society and schools in general. On one hand, due to traditional issues related to religion and family education. On the other hand, some educators fear discussing certain matters. It makes classes related to the topic focus on its conceptual understanding, immersing students in a world full of information, but almost always without any knowledge of risky sexual behaviors, which can result in Sexually Transmitted Diseases (STIs) and even teenage pregnancy. Therefore, teachers who propose to work more deeply must choose strategies that seek to carry out an educational action more focused on the development of responsibility, protagonism, and student autonomy. This time, the present work aims to propose a didactic sequence (DS) that makes use of some methodological resources such as the Interactive Didactic Sequence (SDI) and dialogue circles for the collective construction of the understanding of issues such as risky sexual behavior and pregnancy in women, based on the student's prior knowledge and contact with health professionals and people who have experienced teenage pregnancy. Consequently, this proposal is expected to allow students to have more positive attitudes about their sexual health.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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