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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48853
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MOREIRA, Maurício Renato Pina | - |
dc.contributor.author | CONSTANTINO, Camila de Souza | - |
dc.contributor.author | BATISTA, Rodrigo César Xavier | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T13:45:17Z | - |
dc.date.available | 2023-01-31T13:45:17Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.citation | CONSTANTINO, Camila de Souza; BATISTA, Rodrigo César Xavier. Avaliação dos acidentes na BR – 101: trecho do contorno do Recife e subtrecho km 65. 2013. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48853 | - |
dc.description.abstract | A BR-101, uma das rodovias mais importantes do Brasil, percorre o litoral do país de Norte a Sul. A zona litorânea percorrida pela rodovia concentra a produção regional mais significativa, representada pelo cultivo e industrialização da cana de açúcar, o plantio de frutas, bem como outras indústrias e serviços. O trecho localizado na região Nordeste é a principal ligação entre as capitais litorâneas nordestinas e o centro-sul do País. Com mais de 30 anos, a via apresenta níveis de serviços insatisfatórios onerando o custo operacional, o tempo de viagem, o consumo de combustível e os acidentes. O presente trabalho visa analisar, baseado nas estatísticas de acidentes disponibilizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as causas dos acidentes que ocorrem na BR-101, km 65, incluída no contorno urbano do Recife, e viabilizar uma solução de engenharia para reduzir essa grande quantidade de acidentes. Segundo pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a BR-101, no trecho que corta o perímetro urbano do Grande Recife, tem uma média de acidentes com mortes quase cinco vezes maior do que a média nacional, e ocupa a primeira colocação no ranking das rodovias mais violentas do Brasil, apesar da malha rodoviária não ser a maior. | pt_BR |
dc.format.extent | 56p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Acidentes | pt_BR |
dc.subject | BR – 101 | pt_BR |
dc.subject | Contorno do Recife | pt_BR |
dc.subject | Pavimento | pt_BR |
dc.title | Avaliação dos acidentes na BR 101: trecho do contorno do Recife e subtrecho km 65 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1554286042363904 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The BR-101, one of the most important highways in Brazil, runs along the coast of the country from North to South. The coastal area covered by the highway concentrates regional production more significant, represented by the cultivation and industrialization of sugar cane, the fruit planting, as well as other industries and services. The section located in the region Nordeste is the main link between the northeastern coastal capitals and the center-south from the country. With more than 30 years, the road presents unsatisfactory levels of services, burdening the operating cost, travel time, fuel consumption and accidents. This work aims to analyze, based on accident statistics made available by the National Department of Transport Infrastructure (DNIT), the causes of accidents that occur on the BR-101, km 65, included in the urban area of Recife, and to enable an engineering solution to reduce this large number of accidents. According to research by the Inter-American Development Bank (IDB), the BR-101, in stretch that crosses the urban perimeter of Greater Recife, has an average of accidents with deaths almost five times higher than the national average, and ranks first placement in the ranking of the most violent highways in Brazil, despite the bus station is not the biggest. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | (CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.graduation | CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CAMILA DE SOUZA CONSTANTINO e RODRIGO CÉSAR XAVIER BATISTA - AVALIAÇÃO DOS ACIDENTES NA BR 101 - TRECHO DO CONTORNO DO RECIFE E SUBTRECHO KM 65.pdf | 4,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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