Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48846

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorLIRA, Everton Henrique Cardoso de-
dc.date.accessioned2023-01-31T11:29:00Z-
dc.date.available2023-01-31T11:29:00Z-
dc.date.issued2015-02-05-
dc.date.submitted2023-01-30-
dc.identifier.citationLIRA, Everton Henrique Cardoso. Mapas conceituais com vídeos: uma proposta para a avaliação na componente curricular estruturas algébricas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48846-
dc.description.abstractNeste trabalho partindo das ideias sobre mapas conceituais presentes em Moreira e Rosa (1986) e Moreira (2006) e tendo em mente a necessidade da utilização das tecnologias digitais na educação, elaboramos um processo avaliativo na perspectiva da avaliação formativa Perrenoud (1999). Para a realização deste processo avaliativo utilizamos um instrumento de avaliação que denominamos de Mapas Conceituais com Vídeos na avaliação de um grupo de alunos de um curso de licenciatura em matemática na disciplina estruturas algébricas. Nossa proposta neste trabalho foi apresentar uma forma alternativa de avaliação que não consista exclusivamente da prova escrita, fato este que é reconhecido como uma tradição nas disciplinas matemáticas em cursos de licenciatura Fischer (2008). Em nossos resultados pudemos verificar que o instrumento por nós proposto pode ajudar aos professores na obtenção de maiores informações referentes às aprendizagens de seus alunos, ajudando-os assim a tomarem melhores decisões dentro do processo avaliativo.pt_BR
dc.format.extent78p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleMapas conceituais com vídeos: uma proposta para a avaliação na componente curricular estruturas algébricas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2583911375736376pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LIRA, Everton Henrique Cardoso de.pdf1,65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons