Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48846
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA, Kátia Silva | - |
dc.contributor.author | LIRA, Everton Henrique Cardoso de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T11:29:00Z | - |
dc.date.available | 2023-01-31T11:29:00Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-05 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.citation | LIRA, Everton Henrique Cardoso. Mapas conceituais com vídeos: uma proposta para a avaliação na componente curricular estruturas algébricas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48846 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho partindo das ideias sobre mapas conceituais presentes em Moreira e Rosa (1986) e Moreira (2006) e tendo em mente a necessidade da utilização das tecnologias digitais na educação, elaboramos um processo avaliativo na perspectiva da avaliação formativa Perrenoud (1999). Para a realização deste processo avaliativo utilizamos um instrumento de avaliação que denominamos de Mapas Conceituais com Vídeos na avaliação de um grupo de alunos de um curso de licenciatura em matemática na disciplina estruturas algébricas. Nossa proposta neste trabalho foi apresentar uma forma alternativa de avaliação que não consista exclusivamente da prova escrita, fato este que é reconhecido como uma tradição nas disciplinas matemáticas em cursos de licenciatura Fischer (2008). Em nossos resultados pudemos verificar que o instrumento por nós proposto pode ajudar aos professores na obtenção de maiores informações referentes às aprendizagens de seus alunos, ajudando-os assim a tomarem melhores decisões dentro do processo avaliativo. | pt_BR |
dc.format.extent | 78p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Mapas conceituais com vídeos: uma proposta para a avaliação na componente curricular estruturas algébricas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2583911375736376 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8333609070079117 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIRA, Everton Henrique Cardoso de.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons