Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48834
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVEIRA, Emanuel Souto da Mota | - |
dc.contributor.author | SOARES, Rudson Thalles da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T15:36:54Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30T15:36:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48834 | - |
dc.description.abstract | A inclusão de livros paradidáticos na educação vem ganhando cada vez mais destaque dentro da sala de aula, o que favorece o processo de ensino-aprendizagem. Isso se deve ao fato de a leitura ser leve e conseguir contextualizar o assunto, trabalhando dentro da realidade do aluno. Atualmente, podemos encontrar diversos temas inseridos dentro de livros paradidáticos, inclusive no ensino de ciências e biologia, onde já são utilizados conteúdos sobre zoologia, genética, anatomia e fisiologia humana. Tendo em vista o enriquecimento que a aplicação desses livros pode proporcionar, objetivou-se construir a proposta de um livro paradidático a respeito da temática ambiental, com foco nos temas emergentes. Para isso, utilizouse como base para a criação do livro diversos artigos científicos que abordam a questão, bem como documentários atuais que falam sobre as consequências humanas na Terra e a perda da biodiversidade, traduzindo toda a informação para uma linguagem mais clara e objetiva, com foco no Ensino Médio. O livro paradidático construído tem uma narrativa de ficção como forma de aproximação com o público jovem. Para elaboração do paradidático, foi criado primeiro um roteiro prévio da estória; seguido da criação de personagens e seus arcos narrativos; a definição dos conteúdos abordados; a escrita do livro e por fim, as ilustrações digitais. Dessa forma, o livro construído faz parte de uma sequência didática em que o professor poderá aplicar em sala de aula, facilitando a aprendizagem e gerando engajamento por parte dos alunos para com o tema. | pt_BR |
dc.format.extent | 67.p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Livro paradidático | pt_BR |
dc.title | Proposta de elaboração de um livro paradidático para o ensino médio com foco nas questões ambientais emergentes | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0732066954235310 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The inclusion of textbooks in education has been gaining more and more prominence within the classroom, which favors the teaching-learning process. This is due to the fact that the reading is light and able to contextualize the subject, working within the student's reality. Currently, we can find several topics included in textbooks, including in science and biology teaching, where content on zoology, genetics, anatomy and human physiology are already used. In view of the enrichment that the application of these books can provide, the objective was to build a proposal for a paradidactic book on the environmental theme, focusing on emerging themes. For this, it was used as a basis for the creation of the book several scientific articles that address the issue, as well as current documentaries that talk about the human consequences on Earth and the loss of biodiversity, translating all the information into a clearer and more objective language, with a focus on high school students. The constructed paradidactic book has a fictional narrative as a way of approaching the young audience. For the elaboration of the paradidactic, a previous script of the story was created first; followed by the creation of characters and their narrative arcs; the definition of the contents covered; the writing of the book and, finally, the digital illustrations. In this way, the book built is part of a didactic sequence in which the teacher can apply in the classroom, facilitating learning and generating student engagement with the theme. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (EAD) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Soares, Rudson Thalles da Silva.pdf | 921,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons