Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48827

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMODESTO, Jeanne Claine de Albuquerque-
dc.contributor.authorSILVA, Júlia Graziele da-
dc.date.accessioned2023-01-30T13:39:44Z-
dc.date.available2023-01-30T13:39:44Z-
dc.date.issued2022-05-16-
dc.date.submitted2023-01-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48827-
dc.description.abstractPertencentes à ordem Squamata, as serpentes surgiram a aproximadamente 140 milhões de anos. Nos dias atuais, esses animais apresentam uma extensa diversidade no planeta, incluindo a Mata Atlântica brasileira, onde estima-se que há cerca de 219 espécies. Este bioma estende-se por vários estados do país, incluindo Pernambuco. As serpentes são consideradas peças-chaves na cadeia alimentar, e, devido a sua morfologia, habitam diferentes substratos. Ao longo dos anos, crendices vinculadas às serpentes vêm prejudicando a conservação desses animais, visto que são informações mal fundamentadas pela comunidade, repassadas entre gerações ou espalhadas nos veículos de comunicação, descrevendo esses animais como aterrorizantes e traiçoeiros. Instrumentos de divulgação científica têm grande relevância na propagação do conhecimento de ciência na sociedade, uma vez que se utiliza de linguagem simplificada e adaptada para o público-alvo. De forma semelhante, recursos didáticos bem elaborados, lúdicos e baseados no conhecimento científico, são capazes de quebrar barreiras no âmbito escolar e melhorar a qualidade do ensino básico, sobretudo nos anos finais do ensino fundamental. Diante deste fato, este trabalho teve como objetivo a construção de uma história em quadrinhos (HQ), a ser utilizado como instrumento de divulgação científica, envolvendo conceitos relacionados à ecologia de serpentes e voltado aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento de uma HQ pautada na história natural e ecologia de serpentes, inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico de produções em língua portuguesa e voltados para o tema. A partir de então foi feita a seleção dos conteúdos a serem abordados e a escolha de personagens que iriam compor a história e a construção de um roteiro. Com 12 serpentes como personagens, além de outros animais encontrados na Mata Atlântica, a HQ construída retrata uma competição exclusiva para serpentes, com três modalidades (corrida, natação e imitação), onde além de ecologia são abordados conceitos errôneos e mitos que cercam estes animais. Com este material, esperamos poder contribuir com a divulgação da ciência e melhorar a aprendizagem do tema ecologia de serpentes em sala de aula.pt_BR
dc.format.extent82 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectComunicação e divulgação científicapt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.titleHistórias em quadrinhos para o ensino de ciências da natureza: construção de uma proposta para o ensino de ecologia de serpentespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1322187197987508pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8907225756122596pt_BR
dc.description.abstractxBelonging to the order Squamata, snakes appeared approximately 140 million years ago. Nowadays, these animals present an extensive diversity on the planet, including the Brazilian Atlantic Forest, where it is estimated that there are about 219 species. This biome comprises several states in the country, including Pernambuco. Snakes are considered key pieces in the food chain, and, due to their morphology, they inhabit different substrates. Over the years, beliefs linked to snakes have been harming the conservation of these animals, as they are poorly supported information by the community, passed on between generations or spread in the media, describing these animals as terrifying and treacherous. Scientific dissemination instruments have great relevance in the propagation of science knowledge in society, since it uses simplified and adapted language for the target audience. In a similar way, well-designed, playful and scientific knowledge-based didactic resources are able to break down barriers in the school environment and improve the quality of basic education, especially in the final years of elementary school. Given this fact, this work aimed to build a comic book, to be used as an instrument of scientific dissemination, involving concepts related to snake ecology and aimed at students in the final years of Elementary School. For the development of a comic based on the natural history and ecology of snakes, initially a bibliographic survey of productions in Portuguese and focused on the theme was carried out. From then on, the selection of the characteristics to be addressed, the choice of characters that would compose the story and the construction of a script was made. With 12 snakes as characters, in addition to other animals found in the Atlantic Forest, the comic built depicts an exclusive competition for snakes, with three modalities (running, swimming and imitation), where in addition to ecology, misconceptions and myths surrounding these animals are addressed. With this material, we hope to be able to contribute to the dissemination of science and improve the learning of snake ecology in the classroom.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Silva, Júlia Graziele da.pdf6,78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons