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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFALCÃO, Viviane Adriano-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE FILHO, Antônio José Cavalcanti de-
dc.contributor.authorVASCONCELLOS, Victor Rocha de Holanda-
dc.date.accessioned2023-01-27T16:37:37Z-
dc.date.available2023-01-27T16:37:37Z-
dc.date.issued2022-10-07-
dc.date.submitted2022-12-16-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE FILHO, Antônio José Cavalcanti de; VASCONCELLOS, Victor Rocha de Holanda. Previsão de biocombustíveis no aeroporto do Recife. 2023. 47 f. 47 f. TCC (GRADUAÇÃO) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48808-
dc.description.abstractMetas globais sobre a mitigação das emissões de gases do efeito estufa vem sendo acordadas internacionalmente e com isso o setor de transporte aéreo procura soluções a fim de contribuir com a redução das emissões de CO2. Em busca de medidas eficientes a curto, médio e longo prazo, a utilização de biocombustíveis é apontada como parte indispensável desta solução uma vez que o setor de transporte aéreo é historicamente dependente de combustíveis fósseis. Apesar de atualmente representar apenas uma pequena porcentagem das emissões antropogênicas, o crescimento deste modal é observado de forma acelerada. Assim, este trabalho tem como objetivo realizar um estudo preditivo da demanda futura de biocombustíveis no Brasil para determinar a demanda de combustível de aviação até 2050, a fim de cumprir os acordos de redução de emissão de gases firmados e determinar a oferta necessária de biocombustíveis para atingir essas metas. Ao longo da pesquisa também vale destacar que reunimos e analisamos estudos relevantes sobre este tema, desenvolvendo uma revisão bibliográfica robusta a fim de refletir esses cenários de emissões, conhecer as metas internacionais e comentar sobre as potenciais vias de produção e utilização desses biocombustíveis no Brasil e no mundo. Esta monografia utiliza como metodologia uma combinação do método SARIMA de modelagem de séries temporais e regressão linear para estimar a quantidade futura de bioquerosene necessária para manter as demandas da aviação para o Aeroporto Internacional dos Guararapes – Recife/PE até 2050, encontra-se o valor de pelo menos 100 milhões de litros de biocombustível. Entende-se, com esse exemplo, a dimensão da necessidade da preparação de todo o mercado aéreo para incentivar e produzir esforços a fim de planejar-se para essa mudança energética do setor.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectBiocombustíveispt_BR
dc.subjectAviaçãopt_BR
dc.subjectÓleo de palmapt_BR
dc.subjectEmissões de CO2pt_BR
dc.subjectEmissões de GEEpt_BR
dc.titlePrevisão de biocombustíveis no aeroporto do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9881982810273990pt_BR
dc.description.abstractxGlobal goals on the mitigation of greenhouse gas emissions have been internationally agreed and with this the air transport sector seeks solutions in order to contribute to the reduction of Co2 emissions. In search of efficient measures in the short, medium and long term the use of biofuels is seen as an indispensable part of this solution since the air transport sector is historically dependent on fossil fuels and although this modal currently represents only a small percentage of anthropogenic emissions, its growth is observed in an accelerated way.Thus, this work aims to research, gather and analyze relevant studies on this topic, developing a systematic review in order to reflect these emissions scenarios, meet the international targets and comment on the potential production and use of these biofuels in Brazil and in the world. The primary studies that supported this review are found in a platform for accessing scientific journals, Sciencedirect. The systematic review methodology is a way of evaluating and interpreting these researches. At first, strategic ways to carry out the search for articles were defined, selecting those that deal with the subject of aviation biofuels as the main focus or with the appropriate necessary emphasis. After reviewing the literature, it is clear that the main difficulties in the production and use of biofuels in aviation are the environmental impacts, as well as the economic, social and political impacts arising from this production chain and the yield and costs of this new technology. Brazil has a wide range of potential biomass for biofuel production, in addition to large areas of arable land. It is therefore concluded that although there is no single enlightened and fully viable solution, studies already point to possible routes for the generation of this alternative fuel type. This monograph uses as a methodology a combination of the SARIMA method of time series modeling and linear regression to estimate the future amount of biokerosene needed to maintain the aviation demands for the Guararapes International Airport - Recife/PE until 2050, the value is found of at least 100 million liters of biofuel. With this example, one understands the dimension of the need to prepare the entire air market to encourage and produce efforts in order to plan for this energy change in the sector.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenhariaspt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

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