Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48791
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA, Simone Rabelo da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Claubiene da Paz | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-27T12:22:04Z | - |
dc.date.available | 2023-01-27T12:22:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48791 | - |
dc.description.abstract | O ensino tradicional é centrado no professor e nos conteúdos, e tem como principal característica as aulas expositivas, onde o professor é o único responsável pela transmissão do conhecimento, seja ele por meio da oratória ou da escrita do conteúdo teórico. Já as metodologias ativas se caracterizam pelo protagonismo dos alunos, possibilitando o envolvimento, interativo e reflexivo durante todo o processo, realizando observações, análises e experimentos, com suporte do professor. Com o aumento da escassez de água, tem-se uma necessidade de adotar metodologias, práticas e tecnologias que forneça mais eficiência no seu uso. Logo, é de grande importância a utilização de metodologias ativas como a aprendizagem baseada em problemas (ABP) para abordarmos temas tão importantes como o reuso da água cinza, tendo em vista, a escassez hídrica no Brasil e especificamente no Nordeste. Este trabalho teve como objetivo propor uma sequência didática (SD) para trabalhar a questão da água cinza com estudantes do ensino médio, utilizando como base a ABP. A sequência didática foi construída para que pudesse ser utilizada na escola como ferramenta didática. Para isso ela foi construída com base no perfil curricular para a educação básica e da necessidade da promoção da educação ambiental. Dividida em 7 etapas, a SD construída permite ao professor o desenvolvimento prático de um projeto, no qual o aluno será um investigador e construtor de ideias que possam ser úteis à identificação e resolução de problemas ambientais na comunidade na qual a sua escola está inserida. A SD tem uma duração de 5 semanas, envolvendo 7 etapas de trabalho e 15 horas/aula no total. Para análise da sequência didática, foi disponibilizado a um grupo de professores de ciências e biologia da educação básica um questionário via Google Forms, onde puderam opinar e avaliar sobre a eficiência da metodologia ativa ABP, e a clareza da SD e sugerir adaptações. Através das análises feitas pelos professores, conclui-se que a sequência didática tem alto potencial, e pode ser aplicada na sala de aula, pois além de trabalhar com o ensino por investigação, trata de um tema muito relevante, que é a economia de água, e reuso da água cinza. | pt_BR |
dc.format.extent | 41 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Água Cinza | pt_BR |
dc.subject | Materiais de Ensino | pt_BR |
dc.title | A utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como ferramenta de ensino-aprendizagem sobre água cinza para os alunos do ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723421E1 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Traditional teaching is centered on the teacher and the content, and its main characteristic is that the teacher is solely responsible for the transmission of knowledge, through oratory or writing of theoretical content. As active methodologies, they are characterized by the process of student protagonism, involvement with support, and reflection throughout the process, carrying out tests, comparing and experimenting, the teacher. With the increase in water efficiency, there is a need for adoption, practices and technologies that provide more efficiency in its use. Therefore, it is important to use active methodologies as a problem-based approach. (SD) to work on the gray water issue with high school students, using the PBL as a basis. The didactic sequence was built so that it could be used at school as a didactic tool. basic education and the need to promote environmental education Divided into 7 stages, the built SD allows the teacher to develop a practical project, not which the student will be investigated and builder of ideas that can be useful to identify and solve environmental problems in the community in which your school is incorporated. The SD has a duration of 5 weeks, with 7 work stages and 15 hours/class in total. education is made available as a group of science and biology teachers of basic, through Google Forms activated, the analysis of a group of clearly qualified science and methodology teachers made an analysis of the methodology used and clearly PBL, and from a choice clear. From the proposals by the teachers, through which the didactic sequence is studied has high potential, and can be applied in the classroom, because in addition to working with teaching by investigation, it deals with a very relevant topic, it is water from water, and use of gray water. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Claubiene da Paz (1). ok 28 05 2022.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons