Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48784

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Alexandre Simão de-
dc.contributor.authorSILVA, Rairan de Almeida-
dc.date.accessioned2023-01-26T16:20:33Z-
dc.date.available2023-01-26T16:20:33Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationSILVA, Rairan de Almeida. Uma queda no vazio: um aliançar entre Glória Anzaldúa e imagens- experiências para antropofágicuerizar a formação humana. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48784-
dc.description.abstractComo seria fazer uma dança com as palavras? Esta pesquisa tentou fazer essa dança com corpos que se lançam em queda livre, aqueles que caem e quebram, mas se remontam com outras forças e incorporando outras formas. A partir dos estudos pós-estruturalistas no âmbito da Filosofia da educação, a presente pesquisa evocou os pensamentos queers e a pensadora chicana Gloria Anzaldúa para alcançar caminhos onde possamos antropofágicuerizar a formação humana, ou seja, deglutir a teoria queer para evacuar, através da escrita, os processos de normalização vigentes nos processos educativos. O aporte metodológico passa pelo estranhamento do modus operandi dominante da episteme colonial-moderna, criando um roteiro que fabula a gestação de imagens-experiências, entreabrindo frestas para a queda, uma queda no vazio das palavras de ordem que tentam limitar e restringir a formação do humano aos cânones ocidentais, convidando você a cair em um vazio com outros corpos na filosofia da educação. Em uma queda que se pretende não findar em si, o resultado da pesquisa consiste em deformar as palavras imagens e imagens em experiências de uma formação humana, no limite, uma Formação-serpente-humana.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGlória Anzaldúapt_BR
dc.subjectTeoria queerpt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.titleUma queda no vazio : um aliançar entre Glória Anzaldúa e imagens- experiências para antropofágicuerizar a formação humanapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3438727078563052pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5989326759915260pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxWhat would it be like to do a dance with words? This research tried to do this dance with bodies that launch themselves in free fall, those that fall and break, but reassemble themselves with other forces and incorporate other forms. From post-structuralist studies in the field of Philosophy of Education, the present research evoked queer thoughts and the Chicano thinker Gloria Anzaldúa to reach paths where we can antropofágicuerizar human formation, that is, swallow queer theory to evacuate, through writing, the normalization processes in force in educational processes. The methodological contribution goes through the strangeness of the dominant modus operandi of the colonial-modern episteme, creating a script that fables the gestation of images-experiences, opening cracks for the fall, a fall into the void of slogans that try to limit and restrict the formation of the human to western canons, inviting you to fall into a void with other bodies in the philosophy of education. In a fall that is intended not to end, the result of the research is to deform the words images and images into experiences of a human formation, in the limit, a human-serpent-Formation.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rairan de Almeida Silva.pdf5,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons