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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48723
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MOURA, Hermano Perrelli de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Rafaela Helena | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-23T19:37:06Z | - |
dc.date.available | 2023-01-23T19:37:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-29 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rafaela Helena. MAnGvecraft: uma abordagem gamificada para o aprendizado de governança ágil. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48723 | - |
dc.description.abstract | A área de TIC de instituições públicas e privadas possuem grandes desafios: Entregar valor para o negócio através de serviços de TIC de qualidade. Essa área precisa ser um agente provocador de mudanças, de melhoria contínua, inovação e agilidade, não só para TIC como para toda a organização. Considerando a baixa aderência aos elementos e processos tradicionais de Governança de TIC, como por exemplo (COBIT, ITIL) bem como pela falha na comunicação e o desengajamento na área de TIC, as organizações sentiram uma necessidade de se adaptar às novas exigências do mercado que exige cada vez mais uma alta capacidade de resposta às mudanças. Ao encontro dessas necessidades as metodologias ágeis vêm trazendo respostas, sendo assim surge a necessidade de se aderir a Governança Ágil em TIC. Porém, sabe-se que a aprendizagem de um método de Governança Ágil pode não ser trivial. Além disso, o conteúdo pode não ser considerado interessante por algumas pessoas. No processo de aprendizado, as razões para desistências ou baixo desempenho incluem tédio ou falta de engajamento. Diante disso, este trabalho apresenta uma abordagem fundamentada em gamificação, com a implementação de um jogo na plataforma classcraft no estilo RPG (Role Playing Game) baseado no MAnGve – Modelo Ágil no Apoio à Governança em TIC, para que seja utilizada na capacitação e treinamento de equipes. Como produto dessa abordagem foi gerado o MAnGvecraft, uma abordagem gamificada para o aprendizado de governança ágil. Para avaliar a proposta apresentada foi realizado um grupo focal onde foi avaliado se a abordagem gamificada pode promover o engajamento e facilitar o aprendizado de um framework de Governança Ágil e motivar a sua aplicabilidade em situações reais. A proposta da abordagem gamificada pode promover o engajamento da equipe e pode acarretar no desenvolvimento de novas habilidades e competências, sugerir atitudes, impulsionar o trabalho em equipe e aumentar o senso de colaboração e produtividade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sistemas de informação | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Governança | pt_BR |
dc.title | MAnGvecraft : uma abordagem gamificada para o aprendizado de governança ágil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LUNA, Alexandre José Henrique de Oliveira | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7249901486706508 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9906166020816798 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The ICT area of public and private institutions has a lot of challenges: Providing value to the business through quality ICT services. This area needs to be a provoking agent of changes, continuous improvement, innovation and agility, not only for ICT but for the whole organization. Considering the low adherence to traditional ICT Governance elements and processes, such as COBIT, ITIL, as well as the communication failure and disengagement in the ICT area, the organizations felt the need to adapt to the new market requirements, that increasingly requires a high capacity to respond to changes. The agile methodologies have been providing answers to these necessities, so it’s important to adhere to Agile Governance in ICT. However, it is known that learning an Agile Governance method may not be trivial. Also, the content may not be considered interesting by some people. In the learning process, reasons for failures or low performance include boredom or lack of engagement. Therefore, this work presents an approach based on gamification, with the implementation of a game on the classcraft platform in the RPG (Role Playing Game) style based on MAnGve – Agile Model in ICT Governance Support, to be used in the qualification and training of teams. The application of a gamified approach that promotes team engagement can lead to the development of new skills and competences, suggest attitudes, boost teamwork and increase the sense of collaboration and productivity. As a product of this approach, MAnGvecraft was generated, a gamified approach to learning agile governance. To evaluate the proposal presented, a focus group was held, where it was evaluated whether the gamified approach can promote engagement and facilitate the learning of an Agile Governance framework and motivate its applicability in real situations. The proposal of the gamified approach can promote team engagement and can lead to the development of new skills and competences, suggest attitudes, boost teamwork and increase the sense of collaboration and productivity. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7125419827542636 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional - Ciência da Computação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Rafaela Helena Santos.pdf | 7,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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