Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48673

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA FILHO, Abel Guilhermino da-
dc.contributor.authorFREITAS, Arthur Dória Meneses de-
dc.date.accessioned2023-01-18T18:08:55Z-
dc.date.available2023-01-18T18:08:55Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.citationFREITAS, Arthur Dória Meneses de. Análise de Topologias de Fluxo de Informação (IFT) em Veículos Autônomos e Conectados (CAV) para aplicações Platoon. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48673-
dc.description.abstractOs Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS) têm como foco a gestão da mobilidade urbana, otimização do uso de estradas, redução dos impactos ambientais e melhoria da segurança de todos os elementos envolvidos no tráfego, para isso, essa tecnologia considera que os veículos, os pedestres e a infraestrutura são nós de uma grande rede de informações colaborativas. Dentre as aplicações do ITS, o platooning é uma das que mais tem atraído interesse da comunidade científica e da indústria, uma vez que a ideia engloba simultaneamente inúmeros benefícios ITS. Um platoon veicular, ou pelotão de veículos, se refere a grupos de veículos, conectados e automatizados (CAVs), sincronizando movimentos durante o percurso numa uma rodovia. Essa estratégia permite que uma menor distância seja mantida entre os veículos, reduzindo o arrasto aerodinâmico e aumentando a densidade de veículos da via. No entanto, a sincronia entre os veículos e o desempenho global do platoon depende da Topologia de Fluxo de Informações (IFT), ou seja, da estratégia que o platoon utiliza para difundir informações entre os veículos, e de perturbações externas, como, por exemplo, falha na entrega de mensagens na rede intraveicular. Por consequência, a instabilidade de um platoon pode implicar desde a impossibilidade de manter o agrupamento até um cenário de risco de vida para ocupantes dos veículos. Diante do problema exposto, este trabalho analisa a influência das IFT em platoon em cenários com diferentes probabilidades de sucesso na recepção de mensagens para todos os pares de veículos. Os cenários foram simulados no framework PLEXE (Platooning Extension for Veins), e tem como base o protocolo para ambientes veiculares IEEE 802.11p. Os resultados foram obtidos a partir da análise de mais de cem mil simulações com diferentes IFT combinados com diversos percentuais de taxa perda de pacotes, e mostram que o controlador baseado em consenso com a topologia Predecessor-Follower (PF) tem melhor desempenho global com relação a estabilidade do platoon, com erro de espaçamento médio entre os veículos de 3,68%, mesmo sob uma taxa de 95% perda de pacotes.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundeppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia da computaçãopt_BR
dc.subjectInformation flow topologypt_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.subjectConnected and automated vehiclespt_BR
dc.subjectPlatoonpt_BR
dc.titleAnálise de Topologias de Fluxo de Informação (IFT) em Veículos Autônomos e Conectados (CAV) para aplicações Platoonpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2224145955345119pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8983932189780223pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxIntelligent Transportation Systems (ITS) are focused on managing urban mobility, optimizing the use of roads, reducing environmental impacts, and improving the safety of all elements involved in traffic. For this, this technology considers that vehicles, pedestrians, and infrastructure are nodes in a network, where each one collects and provides information through a network of very high reliability, capable of keeping all ITS services functional. Among ITS applications, platooning is one of the ones that has attracted the most interest from the scientific community and industry. A vehicular platoon, or platoon of vehicles, is a group of connected and automated vehicles (CAVs) traveling in the same lane of a highway with a short distance between vehicles, coordinated by one of the vehicles in the group, called the leader. Each vehicle in a Platoon transmits its location, speed, and instantaneous acceleration to the others. The information is shared at all times between the vehicles in the group, ensuring the smallest possible spacing between them while ensuring requirements and driver safety. A Platoon’s Information Flow Topology (IFT) represents the inter-vehicle communication connections each vehicle uses to acquire information. Therefore, the topology architecture represents the physical arrangement between the vehicles in the platoon and can significantly influence the platoon’s collective and cooperative driving behavior. Information exchange is essential for effective control of the platoon. It synchronizes acceleration and braking actions while maintaining safe distances and relative speeds close to zero. IFTs can be described graphically, from directed graphs that represent the allowed interconnections, or through an djacency matrix. The performance of a Platoon depends directly on the topology of the information flow and the quality of the wireless communications, which is highly influenced by the medium access control (MAC) protocol of the IEEE 802.11p protocol. This work analyzes the influence of IFTs in Platoon in simulated scenarios, where there are different probabilities of success in receiving messages for all pairs of vehicles. Furthermore, the study of an IFT needs to consider the various problems that can occur in a wireless vehicular communication system, such as poor connectivity between vehicles, high latency, or high packet loss rates.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Arthur Dória Meneses de Freitas.pdf9,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons