Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48657
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Fernando Emílio Leite de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Lívia Elaine da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T17:00:29Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18T17:00:29Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-23 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lívia Elaine da Silva. As decisões didáticas de um professor de matemática sob o ponto de vista do desenvolvimento do pensamento algébrico. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48657 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo analisar as macrodecisões do professor de matemática para o desenvolvimento do pensamento algébrico de estudantes do 7o ano do Ensino Fundamental. Tomamos como referencial teórico a Didática da Matemática, área de conhecimento de origem francesa, por ter como objeto de estudo os processos de ensino e de aprendizagem da matemática e interessar-se na construção do conhecimento pelo próprio sujeito, empreendemos nosso estudo à luz da Teoria das Situações Didáticas que se constitui em um modelo teórico para estudar a relação didática que se estabelece na tríade professor, aluno e o saber, especialmente o modelo de estruturação do meio proposto por Brousseau (1986) e o Modelo de Níveis da Atividade do Professor enriquecido por Margolinas (2002, 2005), que vislumbra o papel da atividade do professor nessa relação. Nossa metodologia se constitui de uma abordagem qualitativa e baseia-se no estudo de caso de um professor de matemática que leciona no 7o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual na cidade de Pesqueira/PE. As análises são discutidas e apresentadas a partir do planejamento de aula, elaborado pelo professor sobre o saber matemático equação do 1o grau e da entrevista semiestruturada on-line, sob o ponto de vista dos conhecimentos e concepções mobilizados pelo professor sobre ensino e aprendizagem; os fatores que podem influenciar as decisões na construção do tema; as intenções do professor ao organizar o meio e a escolha das atividades, bem como suas instruções. Os resultados mostram que a noção de pensamento algébrico precisa ser amplamente discutida na formação inicial e continuada do professor, bem como clarificada nas orientações curriculares sobre o ensino de álgebra. De modo geral, o professor aponta várias estratégias de ensino importantes para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Acrescentamos ainda, que as escolhas feitas e as decisões didáticas tomadas pelo professor estabelecem aproximação com essa forma de pensar. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Lógica simbólica e matemática | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Processo decisório | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.title | As decisões didáticas de um professor de matemática sob o ponto de vista do desenvolvimento do pensamento algébrico | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4395431191506058 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6861562346345184 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study aims to analyze the macrodecisions of the mathematics teacher for the development of algebraic thinking in students in the 7th year of Elementary School. We take as a theoretical reference the Didactics of Mathematics, an area of knowledge of French origin, having as object of study the teaching and learning processes of mathematics and being interested in the construction of knowledge by the subject himself, we undertook our study in the light of the Theory of Didactic Situations which constitutes a theoretical model to study the didactic relationship that is established in the triad teacher, student and knowledge, especially the model of structuring the environment proposed by Brousseau (1986) and the Enriched Teacher Activity Levels Model by Margolinas (2002, 2005), who envisions the role of the teacher's activity in this relationship. Our methodology consists of a qualitative approach and is based on the case study of a mathematics teacher who teaches in the 7th year of Elementary School at a state school in the city of Pesqueira/PE. The analyzes are discussed and presented based on the lesson plan prepared by the teacher on the mathematical knowledge of the 1st grade equation and on the semi-structured online interview, from the point of view of the knowledge and conceptions mobilized by the teacher about teaching and learning; the factors that can influence decisions in the construction of the theme; the teacher's intentions when organizing the medium and the choice of activities, as well as his instructions. The results show that the notion of algebraic thinking needs to be widely discussed in the initial and continuing education of the teacher, as well as clarified in the curricular guidelines, in effect reaching the interior of the classroom. In general, the teacher points out several important teaching strategies for the development of algebraic thinking. Thus, we conclude that the choices made and the didactic decisions taken by the teacher establish an approximation with this way of thinking and we weave that our study has been a valuable opportunity for reflections on the teaching of algebra, since the act of deciding is influenced by several factors that underlie the teacher's teaching intention. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Lívia Elaine da Silva Santos.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons