Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48638
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VIEIRA, José Cristovam Martins | - |
dc.contributor.author | SILVA, Dhessica Gabriela Ferreira da | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Mayara Dinalle Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T15:34:03Z | - |
dc.date.available | 2023-01-17T15:34:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-21 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Dhessica Gabriela Ferreira da; NASCIMENTO, Mayara Dinalle Ribeiro. Assistência de enfermagem às pessoas com perda auditiva: uma revisão integrativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48638 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: Revisar as produções científicas que descrevem a assistência de enfermagem às pessoas com deficiência auditiva. Métodos: Revisão integrativa nas bases de dados BVS e PubMed. Foram incluídos artigos em inglês, português e espanhol, sem restrição quanto ao ano de publicação, que respondessem à pergunta norteadora elaborada através da estratégia PICo: “Como está sendo conduzida a assistência de enfermagem às pessoas com deficiência auditiva.” Resultados: Dez artigos constituíram a amostra final, emergindo duas categorias: Barreiras na comunicação entre profissionais e pacientes surdos durante a assistência; Estratégias utilizadas pelos profissionais para melhoria da comunicação na assistência. O desconhecimento em Libras apresentou-se como principal barreira na comunicação, e as estratégias mais utilizadas foram a linguagem corporal e leitura labial. Conclusão: O profissional de enfermagem deve estar apto a comunicar-se de forma efetiva com pacientes surdos com o intuito de promover uma assistência integral e de qualidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 30p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Deficiência Auditiva | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | Assistência de enfermagem às pessoas com perda auditiva: uma revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4564715804143341 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Objective: To review scientific productions describing nursing care for people with hearing impairment. Methods: Integrative review in the VHL and PubMed databases. Articles in English, Portuguese and Spanish were included, without restriction as to the year of publication, that answered the guiding question elaborated through the PICo strategy: "How is the nursing care for people with hearing impairment being conducted." Results: Ten articles constituted the final sample, emerging two categories: Barriers in communication between professionals and deaf patients during care; Strategies used by professionals to improve communication in care. Lack of knowledge in Libras was the main barrier in communication, and the most used strategies were body language and lip reading. Conclusion: The nursing professional must be able to communicate effectively with deaf patients in order to promote comprehensive and quality care. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC DHESSICA GABRIELA FERREIRA DA SILVA E MAYARA DINALLE RIBEIRO NASCIMENTO.pdf | 884,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons