Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48615

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarreto, Laudicena Maria Pereira-
dc.contributor.authorXavier, Gabriella Cavalcante-
dc.contributor.authorComin, Luara Martins-
dc.date.accessioned2023-01-12T14:27:31Z-
dc.date.available2023-01-12T14:27:31Z-
dc.date.issued2022-11-07-
dc.date.submitted2022-12-08-
dc.identifier.citationXAVIER, Gabriella Cavalcante; COMIN, Luara Martins. Serviço social na educação: reflexões sobre a lei 13.935/2019. Recife, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48615-
dc.description8.0pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho de conclusão de curso tem como temática de estudo o Serviço Social na educação e reflexões sobre a lei 13.935/2019. O objetivo principal está em conhecer a trajetória do Serviço Social na política de Educação, analisando os reflexos dos cenários políticos na sua jornada sócio histórica. Como objetivos específicos buscamos situar os principais aspectos que ancoram a compreensão filosófica e teórico-conceitual da Educação, assim como as contradições da política de Educação frente à sociabilidade liberal-burguesa contemporânea, com especial tratamento sobre o avanço do conservadorismo e das políticas ultraneoliberais. Diante de um cenário de crescente influência neoliberal e conservadora, a implementação recente da Lei 13.935/2019, que regulamenta a inserção dos assistentes sociais nas escolas públicas de educação básica, abre espaço para debates a respeito do exercício profissional nesse campo de atuação. Essa expansão do espaço sócio ocupacional no campo da educação deve ser entendida como resultado de processos políticos e sociais, que influenciam na prática profissional e sua relação com as lutas e movimentos sociais pela ampliação e efetivação dos direitos sociais, de acordo com o projeto ético-político do Serviço Social.pt_BR
dc.format.extent62f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectServiço Social; Lei 13.935/2019; Política de Educação; Neoliberalismo; Conservadorismo.pt_BR
dc.titleServiço social na educação: reflexões sobre a lei 13.935/2019pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8638982593063910pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1645167763281870pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1311764437748552pt_BR
dc.description.abstractxThis course conclusion work has as its study social service in education and thematic on law 13.935/2019. The main objective is to know the trajectory of Social Service in Education policy, analyzing the reflexes of political scenarios in its socio-historical journey. As specific objectives, we seek to situate the main aspects that anchor the philosophical and theoretical-conceptual understanding of Education, as well as the contradictions of Education policy in the face of contemporary liberal-bourgeois sociability, with special treatment on the advance of conservatism and ultra-neoliberal policies. Faced with a scenario of growing neoliberal and conservative influence, the recent implementation of Law 13.935/2019, which regulates the insertion of social workers in public schools of basic education, opens space for debates about the professional practice in this field. This expansion of the socio-occupational space in the field of education must be understood as a result of political and social processes, which influence professional practice and its relationship with social struggles and movements for the expansion and realization of social rights, according to the ethical-political project of Social Service.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.graduationServiço Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0000-0001-5259-3539pt_BR
dc.identifier.orcid0000-0003-3347-7422pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gabriella Cavalcante Xavier.pdf679,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons