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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48615
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Barreto, Laudicena Maria Pereira | - |
dc.contributor.author | Xavier, Gabriella Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Comin, Luara Martins | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-12T14:27:31Z | - |
dc.date.available | 2023-01-12T14:27:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-07 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-08 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Gabriella Cavalcante; COMIN, Luara Martins. Serviço social na educação: reflexões sobre a lei 13.935/2019. Recife, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48615 | - |
dc.description | 8.0 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho de conclusão de curso tem como temática de estudo o Serviço Social na educação e reflexões sobre a lei 13.935/2019. O objetivo principal está em conhecer a trajetória do Serviço Social na política de Educação, analisando os reflexos dos cenários políticos na sua jornada sócio histórica. Como objetivos específicos buscamos situar os principais aspectos que ancoram a compreensão filosófica e teórico-conceitual da Educação, assim como as contradições da política de Educação frente à sociabilidade liberal-burguesa contemporânea, com especial tratamento sobre o avanço do conservadorismo e das políticas ultraneoliberais. Diante de um cenário de crescente influência neoliberal e conservadora, a implementação recente da Lei 13.935/2019, que regulamenta a inserção dos assistentes sociais nas escolas públicas de educação básica, abre espaço para debates a respeito do exercício profissional nesse campo de atuação. Essa expansão do espaço sócio ocupacional no campo da educação deve ser entendida como resultado de processos políticos e sociais, que influenciam na prática profissional e sua relação com as lutas e movimentos sociais pela ampliação e efetivação dos direitos sociais, de acordo com o projeto ético-político do Serviço Social. | pt_BR |
dc.format.extent | 62f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Serviço Social; Lei 13.935/2019; Política de Educação; Neoliberalismo; Conservadorismo. | pt_BR |
dc.title | Serviço social na educação: reflexões sobre a lei 13.935/2019 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8638982593063910 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1645167763281870 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1311764437748552 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This course conclusion work has as its study social service in education and thematic on law 13.935/2019. The main objective is to know the trajectory of Social Service in Education policy, analyzing the reflexes of political scenarios in its socio-historical journey. As specific objectives, we seek to situate the main aspects that anchor the philosophical and theoretical-conceptual understanding of Education, as well as the contradictions of Education policy in the face of contemporary liberal-bourgeois sociability, with special treatment on the advance of conservatism and ultra-neoliberal policies. Faced with a scenario of growing neoliberal and conservative influence, the recent implementation of Law 13.935/2019, which regulates the insertion of social workers in public schools of basic education, opens space for debates about the professional practice in this field. This expansion of the socio-occupational space in the field of education must be understood as a result of political and social processes, which influence professional practice and its relationship with social struggles and movements for the expansion and realization of social rights, according to the ethical-political project of Social Service. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.graduation | Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-5259-3539 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-3347-7422 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Serviço Social |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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