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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/485

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELLO, Sérgio Carvalho Benício dept_BR
dc.contributor.authorVIEIRA, Ricardo Sérgio Gomespt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:03:04Z
dc.date.available2014-06-12T15:03:04Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationSérgio Gomes Vieira, Ricardo; Carvalho Benício de Mello, Sérgio. Compreensão da geração de sentido da relação de negócios por parceiros envolvidos no desenvolvimento de novas tecnologias. 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/485
dc.description.abstractNos ambientes de negócios, o intenso fluxo de informação, de conhecimento, de capital e de comunicação cultural, tendem a regular e a condicionar os processos de produção e consumo. Nessa sociedade interconectada, como apresentada por Manuel Castells, buscamos compreender a maneira pela qual o ator organizacional, vinculado a empresas de micro, pequeno e médio porte de um cluster de empresas de base tecnológica, gera e apreende o sentido de construir relações de negócios voltadas para o desenvolvimento de novas tecnologias. Inspiramos-nos em um grupo de pensadores nórdicos (IMP-Group) para entendermos as relações de negócios e o desenvolvimento de novas tecnologias. O socioconstrucionismo de Peter Berger e Thomas Luckmann, bem como o sensemaking de Karl Weick fundamentam nosso trabalho. Um corpus, construído a partir de 12 entrevistas em profundidade com alguns atores do cluster, foi analisado à luz das orientações de Laurence Bardin. Encontramos evidências de que esse ator organizacional percebe a importância de compartilhar conhecimentos e informações. Que ele desempenha atividades cooperadas baseadas em valores morais com grande senso de ética, de justiça, de confiança. Que estar inserido em redes de interações parece ser uma questão existencial. Ele acredita que essa condição potencializa sua capacidade de inovar, de se adaptar às rápidas mudanças ambientais e, portanto, de oferecer responsividade ao mercado no tempo e qualidade demandados. Percebemos a intenção de fortalecimento das inter-relações e da eliminação de seus aspectos fragilizadores, como o excesso de formalidade ou de informalidade. Esse ator vê sentido em se relacionar, pois, acredita que dessa forma terá maior chance de sucesso em sua jornadapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações interorganizacionaispt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectRedes de negóciospt_BR
dc.subjectSensemakingpt_BR
dc.titleCompreensão da geração de sentido da relação de negócios por parceiros envolvidos no desenvolvimento de novas tecnologiaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

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