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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48588
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ROAZZI, Antonio | - |
dc.contributor.author | ABREU, Bárbara Fernanda Cunha de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-10T16:10:28Z | - |
dc.date.available | 2023-01-10T16:10:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
dc.identifier.citation | ABREU, Bárbara Fernanda Cunha de. Nudging e gamificação no processo de tomada de decisão : um estudo de intervenção para prevenir e controlar a Covid-19. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48588 | - |
dc.description.abstract | No atual contexto de pandemia decorrente do novo coronavírus (Covid-19), surge uma série de desafios para todos os países do mundo. Apesar da ampliação do processo de vacinação, a doença ainda não está controlada, tornando imprescindível aprender a “conviver com o vírus” circulando em sociedade. Em meio à crise sanitária, vivencia-se também a disseminação de fake news, que induzem os indivíduos a um quadro de negacionismo e escolhas ruins. Neste cenário, conhecer os processos que impulsionam o ser humano a tomar decisões é de extrema importância para compreender os mais variados aspectos dos comportamentos dos sujeitos. Segundo os estudos de Thaler e Sunstein (2008), as formas como as alternativas de uma determinada escolha são apresentadas podem ajudar as pessoas a ter boas atitudes, e pequenos empurrões – “nudges” – facilitam o reconhecimento das melhores opções. Com o aumento do uso das plataformas digitais, se faz necessário entender os comportamentos reproduzidos digitalmente no cenário hipercultural e a influência dos nudges no ambiente on-line. A técnica da gamificação também se destaca nesse panorama, sendo utilizada em diferentes situações para promover aprendizagens e induzir comportamentos. Assim, pensando no contexto pandêmico, essa pesquisa tem como objetivo analisar a Teoria de Nudges no processo de tomada de decisão, bem como elaborar estratégias digitais, através de “nudging” e “gamificação”, para contribuir com a prevenção e o controle da covid-19 no Brasil. A pesquisa contou com a participação de 160 jovens brasileiros e foi desenvolvida a partir do método experimental e de intervenção, visando provocar mudanças nos grupos submetidos a investigação; comparando os resultados pré-teste/ pós-teste, para auxiliar no combate desta, e de futuras epidemias. O presente estudo revelou dados importantes após a aplicação das situações experimentais, sendo constatado um aumento no nível de conhecimento dos participantes, e a diminuição de crenças em ideias conspiratórias sobre a covid-19. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Doenças transmissíveis – Prevenção | pt_BR |
dc.subject | Processo decisório | pt_BR |
dc.subject | Notícias falsas | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.title | Nudging e gamificação no processo de tomada de decisão : um estudo de intervenção para prevenir e controlar a Covid-19 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4313582716684617 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6108730498633062 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the current context of the pandemic resulting from the new coronavirus (Covid-19), a series of challenges arise for all countries in the world. Despite the expansion of the vaccination process, the disease is still not under control, making it essential to learn to “live with the virus” circulating in society. During the health crisis, there is also the spread of fake news, which leads individuals to a situation of denialism and bad choices. In this scenario, knowing the processes that drive the human being to make decisions is extremely important to understand the most varied aspects of the subjects' behavior. According to studies by Thaler and Sunstein (2008), the ways in which alternatives for a particular choice are presented can help people to have good attitudes, and small nudges – “nudges” – facilitate the recognition of the best options. With the increase in the use of digital platforms, it is important to understand the behaviors reproduced digitally in the hypercultural scenario and the influence of nudges in the online environment. The gamification technique also stands out in this scenario, used in different situations to promote learning and induce behaviors. Thus, thinking about the pandemic context, this research aims to analyze the Theory of Nudges in the decision-making process, as well as to develop digital strategies, through "nudging" and "gamification", to contribute to the prevention and control of covid-19 in Brazil. The research had the participation of 160 young Brazilians and was developed from the experimental and intervention method, aiming to provoke changes in the groups submitted to the investigation; by comparing pre-test/post-test results, to help combat this and future epidemics. The present study revealed important data after applying experimental situations, with increased participants’ knowledge level and decreased beliefs in conspiratorial ideas about covid-19. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Bárbara Fernanda Cunha de Abreu.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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