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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCABRAL, Ana Karina Pessoa da Silva-
dc.contributor.authorBESERRA, Larissa Isabel-
dc.date.accessioned2023-01-09T17:02:07Z-
dc.date.available2023-01-09T17:02:07Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2022-11-14-
dc.identifier.citationBESERRA, Larissa Isabel. Riscos ergonômicos e a relação com o desempenho ocupacional de motoristas de caminhão. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48565-
dc.description.abstractO Brasil é um dos países que mais opera por meio do modal rodoviário, evidenciando uma dependência pela profissão de motorista de caminhão para manutenção de variados setores do país. Esses profissionais estão suscetíveis a diferentes condições de trabalho que podem impactar sua qualidade de vida, saúde e segurança. A presente pesquisa objetivou compreender e identificar qual a relação entre os riscos ergonômicos existentes nos postos de trabalho de motoristas de caminhão com o desempenho ocupacional desses trabalhadores. Foi realizada uma pesquisa descritiva e explicativa de caráter quanti-qualitativo, a partir da amostragem não probabilística, totalizando a participação de 6 motoristas de caminhão de longa distância. A coleta de dados foi realizada no período de abril a julho de 2022, em Pernambuco/Brasil, considerando pressupostos da Avaliação Ergonômica Preliminar mediante Roteiro de Entrevista, Escala de Avaliação de Desconforto Corporal, execução de imagens para referencial do ciclo de atividade e aplicação do instrumento Rapid Entire Body Assessment mediante Software Ergolândia 8.0 e Medida Canadense de Desempenho Ocupacional. Como achados, 83,3% (5) dos participantes apresentaram risco médio para as posturas adotadas durante manuseio do volante e 66,6% (4) para as posturas adotadas durante manuseio de marcha. As partes do corpo em que os motoristas de caminhão sentem mais dores/desconforto foram região lombar (83,3%/5), cervical (50%/3), pernas direita e esquerda (50%/3). 83,3% (5) afirmaram deixar de realizar alguma atividade (dentro do trabalho, em casa ou no lazer) por conta de incômodos na lombar. Verifica-se que as ocupações mais afetadas são: o próprio trabalho (66,6%/4), a recreação ativa (66,6%/4), cuidados pessoais (33,3%/2) considerando as Atividades de Vida Diária tomar banho e alimentação, mobilidade funcional (33,3%/2), recreação tranquila (33,3%/2) e socialização (33,3%/2), com média referente a desempenho e satisfação de 6,77 e 6,55, respectivamente. Os achados desta pesquisa indicam que o desempenho ocupacional dos motoristas de caminhão foi afetado por causas relacionadas aos riscos ergonômicos identificados, como falta de tempo e cansaço/desmotivação associados à intensa jornada de trabalho, pressão para cumprir prazos/metas de entrega e dores no corpo.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectriscos ergonômicospt_BR
dc.subjectterapia ocupacionalpt_BR
dc.subjectdesempenho ocupacionalpt_BR
dc.subjectmotoristaspt_BR
dc.titleRiscos ergonômicos e a relação com o desempenho ocupacional de motoristas de caminhãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4750608372053417pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8720727944373795pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduationCurso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Terapia Ocupacional

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