Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48563

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Jaileila de Araújo-
dc.contributor.authorCUNHA, Roberta Gracyelle de Lima Ferreira-
dc.date.accessioned2023-01-09T16:58:05Z-
dc.date.available2023-01-09T16:58:05Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.identifier.citationCUNHA, Roberta Gracyelle de Lima Ferreira. Cartografias de experiências e afetos de técnicas socioeducativas em instituição de privação de liberdade em Pernambuco. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48563-
dc.description.abstractEste trabalho realizou uma pesquisa-intervenção com técnicas socioeducativas de uma unidade de privação de liberdade do Estado de Pernambuco com o objetivo de cartografar as experiências e afetos das profissionais nas relações que produzem com o espaço de trabalho. Mais especificamente, buscou identificar a relação saber/poder/verdade que perpassa seus processos de subjetivação na relação que elas estabelecem com a Política de Atendimento Socioeducativo bem como seus posicionamentos de corroboração e/ou resistência em relação à política de responsabilização da adolescência que se envolve com infração. Buscou ainda investigar como as profissionais significam as implicações sociais, educativas e políticas da medida na vida dos jovens e desenvolver com elas um espaço de articulações ético-estético- políticas no contexto socioeducativo. Além da perspectiva teórico-metodológica da pesquisa-intervenção, utilizou-se, como principais interlocutores conceituais, as perspectivas da biopolítca de Michel Foucault (2005) e da necropolítica de Achille Mbembe (2018). Em termos metodológicos lançou mão da abordagem cartográfica delineada por meio de oficinas semanais realizadas com as técnicas na própria instituição onde atuam. Como instrumentos de registro utilizou-se gravador de áudio e diário de anotações. As análises das experiências e afetos – das técnicas e meus – foram tecidas por meio dos analisadores que emergiram nos encontros e foram discutidos em articulação com dispositivos históricos, políticos, teóricos e conjecturais que compõe o campo e que atravessam as participantes. Como principais afetações observamos que uma das vias de precarização das vidas dos adolescentes no sistema socioeducativo é a precarização das vidas e práticas das profissionais responsáveis por atendê-los. Isso se dá, sobretudo, por meio de relações de poder-saber que operam a fragilização do coletivo de forças das trabalhadoras no cotidiano da medida, produzindo falhas e ausências na comunicação que, de forma cíclica, reverberam em dinâmicas de silenciamento e isolamento entre as profissionais da unidade e, consequentemente, em seus processos de adoecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectConvívio social - Exercício da cidadaniapt_BR
dc.subjectSaber - Poder -Verdadept_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectAtividade – Trabalho - deficiênciaspt_BR
dc.subjectEstudos - Operaçõespt_BR
dc.titleCartografias de experiências e afetos de técnicas socioeducativas em instituição de privação de liberdade em Pernambucopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2775591330128225pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5042948325884329pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxIn this study, a study-intervention using socioeducative techniques was conducted in a deprivation of liberty unit in Pernambuco State to map the experiences and affections of professionals in the relations produced in the workspace. Specifically, this study aimed to identify the knowledge/power/truth relation that permeates the subjective processes in the relations established by the Socioeducative Attendance Policy and the corroboration and/or resistance positioning toward the adolescence liability policy that involves the infringement. It was investigated how the professionals signify the social, educative, and political implications of the measures in the teenager lives and develop with them a space of ethical-aesthetic-political articulations in the socioeducative context. In addition to the theorical-methodological perspective, as theoretical interlocutors, the biopolitical and necropolitical perspectives of Michel Foucault (2005) and Achille Mbembe (2018), respectively, were utilized. Considering the methodology, a cartographical approach was applied using weekly meetings conducted in the unit where the professionals work. As recording tools, an audio recorder and notes diary were used. The analyses of experiences and affections – from the techniques and from the researcher – were developed using the analyzers that emerged during the meetings and were discussed considering historical, political, theoretical, and conjectural instruments that compose the field and pervade the participants. As the main affectations, one of the precarization paths of the teenager lives in the socioeducation system is the precarization of the lives and practices of the professionals responsible for assisting the teenagers. This occurs by means of the power-knowledge relations that weaken the workforce in its entirety in the daily routine, producing flaws and lack of communication that cyclically reverberate in silencing and isolation dynamics among the professionals and, as a result, their sickness.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Roberta Gracyelle de Lima Ferreira Cunha.pdf3,31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons