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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48556

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Nathalia Paula de-
dc.contributor.authorSILVA, Iris Maria da Conceição-
dc.date.accessioned2023-01-09T13:02:17Z-
dc.date.available2023-01-09T13:02:17Z-
dc.date.issued2022-11-11-
dc.date.submitted2022-01-06-
dc.identifier.citationSILVA, Iris Maria da Conceição. A influência das mídias sociais na imagem corporal de brasileiros: uma revisão integrativa. 2022. 43 f. TCC (Graduação em Nutrição) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48556-
dc.description.abstractA imagem corporal (IC) é a reprodução da nossa mente sobre o nosso próprio corpo, podendo ser compatível com a realidade ou não. A ideia de um corpo “ideal” é criada e compartilhada pela sociedade, no qual as mídias sociais são uma das principais formas de propagação dessa imposição estética. Essas mídias podem ser impressas ou digitais, sendo a última citada a mais usada, por meio de perfis sobre o tema e influenciadores digitais. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é analisar a influência das mídias sociais na percepção da imagem corporal de consumidores de conteúdos digitais. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados do Periódico CAPES e SciELO, no período de julho a agosto de 2022. O método usado para desenvolver a pergunta norteadora do estudo e elencar os descritores, na língua portuguesa, a serem pesquisados foi a estratégia PICo. Foram encontrados mais de 100 artigos no período delimitado, e, ao aplicar os critérios de inclusão e exclusão, foram totalizados 7 artigos, 5 em uma plataforma e 2 em outra. Os estudos analisados foram, em sua maioria, publicados em 2020, realizados de forma virtual, com a metodologia de análise de discurso foucaltiana. Apenas dois trabalhos foram feitos de forma presencial, com as amostras na região Suldeste e Sul, ambos com adolescentes e, um dos trabalhos, o instrumento de pesquisa foi a mídia impressa ao invés da digital. As redes sociais, conjuntas com a sociedade, são uma forte propagadora do “corpo ideal”. Além dessa influência, são a atual fonte de divulgação de informações e notícias, usadas pelo marketing para venda de produtos/serviços, sobre quaisquer assuntos, incluindo dietas e exercícios físicos. Também foi notado que, o compartilhamento desses conteúdos, além de incentivar esse padrão estético, também podem disseminar informações inverídicas sobre determinados alimentos e/ou grupos alimentares ocasionando um ‘terrorismo nutricional”. Assim é possível observar como a mídia se comporta em relação a satisfação corporal, comportamento alimentar e venda de produtos/serviços, pontuando a sua forte influência na imagem corporal, concluindo, métodos de fiscalização dos conteúdos publicados nas plataformas, assegurando não só a estética, mas a qualidade de vida.pt_BR
dc.format.extent43pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImagem corporalpt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectInfluência das mídiaspt_BR
dc.titleA influência das mídias sociais na percepção da imagem corporal de brasileiros: uma revisão integrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2807052531261978pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8716661898771115pt_BR
dc.description.abstractxThe body image (BI) is the reproduction of our mind on our own body, which may or may not be compatible with reality. The idea of ​​an “ideal” body is created and shared by society, in which social media is one of the main ways of propagating this aesthetic imposition. These media can be printed or digital, the latter being the most used, through profiles on the subject and digital influencers. Given this scenario, the objective of this work is to analyze the influence of social media on the perception of body image of consumers of digital content. This is an integrative review carried out in the Periódico CAPES and SciELO databases, from July to August 2022. The method used to develop the guiding question of the study and list the descriptors, in Portuguese, to be researched was the PICO strategy. More than 100 articles were found in the defined period, and, when applying the inclusion and exclusion criteria, a total of 7 articles were found, 5 on one platform and 2 on another. The analyzed studies were, for the most part, published in 2020, carried out virtually, with the Foucaultian discourse analysis methodology. Only two works were done in person, with samples in the South East and South regions, both with adolescents and, in one of the works, the research instrument was the printed media instead of the digital one. Social networks, together with society, are a strong propagator of the “ideal body”. In addition to this influence, they are the current source of dissemination of information and news, used by marketing to sell products/services, on any subject, including diets and physical exercises. It was also noted that sharing these contents, in addition to encouraging this aesthetic standard, can also disseminate untrue information about certain foods and/or food groups, causing 'nutritional terrorism'. Thus, it is possible to observe how the media behaves in relation to body satisfaction, eating behavior and the sale of products/services, pointing out its strong influence on body image, in conclusion, methods of monitoring the content published on the platforms, ensuring not only aesthetics, but but the quality of life.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Nutriçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

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