Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48547
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LOURO, Viviane dos Santos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Gabriel Cosmo da | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-06T15:38:59Z | - |
dc.date.available | 2023-01-06T15:38:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-30 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Gabriel Cosmo da. O repertório musical na escola básica à luz do cérebro social: mapeamento bibliográfico nas revistas da ABEM de 2012 a 2021. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Música Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48547 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa presente teve por objetivo compreender como o conceito de cérebro social se relaciona com a construção do repertório musical na escola básica, sob a visão das neurociências. Para tanto, foi feito um levantamento na revista da ABEM sobre artigos que tratavam sobre o repertório musical na escola básica, observando se o conceito de cérebro social é utilizado nos artigos encontrados. A construção do trabalho consistiu em discutir sobre o repertório musical usado na escola básica à luz do cérebro social, a partir dos artigos encontrados na revista citada, como também segundo autores como Butman e Allegri (2001), Fiske e Taylor (1991) e Pessoa (2014). O motivo para realização de tal pesquisa se deu pelo interesse em tentar compreender melhor as particularidades das preferências musicais dos estudantes e do repertório proposto para eles enquanto prática educativa e o papel do professor neste processo de construção de repertório. A metodologia utilizada foi a de levantamento bibliográfico e os resultados apontaram para 3 artigos sobre o tema supracitado na revista da ABEM. As considerações finais apontam para a ideia de que o repertório musical aplicado ao conceito de cérebro social, proporciona ao professor de música alternativas maiores para compreensão, relação e elaboração do repertório musical. | pt_BR |
dc.format.extent | 42f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cérebro social | pt_BR |
dc.subject | Repertório musical | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Neurociências da música | pt_BR |
dc.title | O repertório musical na escola básica à luz do cérebro social: mapeamento bibliográfico nas revistas da ABEM de 2012 a 2021 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/2019799153423539 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6790119056136859 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present research aimed to understand how the concept of social cognition relates to the construction of the musical repertoire in elementary school, from the point of view of neurosciences. To this end, a survey was carried out in the ABEM periodic on articles that dealt with the musical repertoire in elementary and high school, observing whether the concept of social cognition is used in the articles found. The construction of the work consisted of discussing the musical repertoire used in elementary schools in the light of social cognition, based on themes found in those above periodic, as well as according to authors such as Butman and Allegri (2001), Fiske and Taylor (1991) and Pessoa (2014). The reason for carrying out this research was due to the interest in trying to understand better the particularities of students' musical preferences and the repertoire proposed for them as an educational practice and the teacher's role in this repertoire construction process. The methodology used was the bibliographic survey and the results pointed to 3 articles on the aforementioned topic in the ABEM periodic. The final considerations point to the idea that the musical repertoire applied to the concept of social cognition, provides the music teacher with greater alternatives for understanding, relating, and elaborating the musical repertoire. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DMU) - Departamento de Música | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Música – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - GABRIEL COSMO DA SILVA.pdf | 873,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons