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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48518

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dc.contributor.advisorANDRADE, Max Lira Veras Xavier de-
dc.contributor.authorSANTOS, Ítalo Guedes dos-
dc.date.accessioned2023-01-04T17:06:19Z-
dc.date.available2023-01-04T17:06:19Z-
dc.date.issued2022-02-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Ítalo Guedes dos. Verificação automatizada de regras em projetos de arquitetura de terminais de passageiros aeroportuários com base em BIM. 2022. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48518-
dc.description.abstractProjetos Arquitetônicos Aeroportuários, por natureza, são complexos tendo em vista a série de exigências projetuais e normativas a serem atendidas. No Brasil, a avaliação e aprovação desses projetos são realizadas principalmente pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e pela empresa pública federal brasileira INFRAERO (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). No cenário atual, estes projetos são submetidos por meio de documentos bidimensionais impressos para avaliação e verificação manual de requisitos junto às equipes de analistas. Tais processos tendem a ser demorados, além de serem avaliados de modo subjetivo, devido às diferentes perspectivas e expertises de conhecimento, dos analistas no momento da avaliação. Tendo como foco esse problema e com base no Design Science Research (DSR), esta dissertação desenvolve uma Estrutura Conceitual (EC) para apoiar a gestão da informação necessária para a avaliação dessa categoria de projetos por meio da verificação automatizada de regras. Como prova de conceito foi desenvolvido um projeto arquitetônico para testar o uso prático da estrutura conceitual em uma situação hipotética. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostram a viabilidade de utilização da EC para a avaliação de diferentes requisitos do projeto arquitetônico. Devido a EC possuir uma lógica de montagem flexível, na qual é possível alterar diferentes informações, desde o tipo de verificação automatizada, documentos de referência, disciplina, categorias de avaliação, classificação das regras, esquema de dados, sistema e software de análise, torna-se possível que os analistas escolham diferentes combinações de regras em função da particularidade do projeto a ser avaliado. A avaliação da proposta junto a equipe de analistas de projetos aeroportuários possibilitou vislumbrar um novo horizonte para a avaliação de projetos no Brasil relacionado ao uso do Code Checking (CC) ou Verificação automatizada de regras visando a automatização do processo de avaliação de projeto de Terminais de Passageiros Aeroportuários com base na Modelagem da Informação da Construção (BIM).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArquitetura e urbanismopt_BR
dc.subjectAeroportopt_BR
dc.subjectModelagem da Informação da Construção - BIMpt_BR
dc.subjectVerificação de regraspt_BR
dc.subjectVerificação de códigospt_BR
dc.titleVerificação automatizada de regras em projetos de arquitetura de terminais de passageiros aeroportuários com base em BIMpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5108985009848210pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7235723975017615pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxAirport Architectural Projects, by nature, are complex in view of the series of design and regulatory requirements to be met. In Brazil, the evaluation and approval of these Brazilian projects are carried out mainly by the National Secretariat of Civil Aviation (SAC) and by the public company INFRAERO (Brazilian Airport Infrastructure Company). In the current scenario, these projects are selected through two- dimensional documents for evaluation and manual selection of requirements with the teams of analysts. Such processes tend to be time-consuming in addition to being subjectively approved, due to the differences in perspectives and knowledge expertise of the analysts at the time of the evaluation. Focusing on the Design Science Research (DSR) project, a Conceptual Framework (DSR) to select the required assessment management through this EC requirements selection development category assessment. As a proof of concept, an animated project was developed to test the practical use of the structure in a hypothetical situation. The results obtained in this research show an evaluation of the feasibility of using EC for different requirements of the animated project. Due to the fact that an EC has a logic of assembly of rules, of analysis schema reference, of data selection, of selection, of evaluation system, of analysis schema reference, of selection data, of evaluation system, of reference, discipline, data software - Different rules design options are chosen depending on the particular one to be evaluated. The evaluation of the proposal with airport requirements analysts, it is possible to envision a new one for the evaluation of project projects in Brazil related to the use of Code Checking (CC) or Rule Checking aimed at automating the TPS evaluation process based on Building Information Modeling (BIM).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

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