Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48505
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Soraia de | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Daiana Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-03T15:40:43Z | - |
dc.date.available | 2023-01-03T15:40:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-08 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-17 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, D. F. Contribuições da assistência estudantil para a permanência dos estudantes do Colégio de Aplicação da UFPE. 2022. Traballho de Conclusão de Curso Serviço Social - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48505 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa objetiva analisar as ações no âmbito da assistência estudantil direcionadas aos estudantes em vulnerabilidade social no Colégio de Aplicação (CAp) situado dentro da UFPE. Investigamos o processo de implementação da assistência estudantil em um colégio federal de ensino básico, visto que desde a implementação da reserva de vagas para alunos oriundos de escolas públicas no ano de 2017, teremos uma mudança no perfil do público que adentrava no colégio anualmente. Passando, dessa forma, a se inserir neste espaço escolar estudantes de contexto social marcado pelo pauperismo. Ao longo do trabalho também pudemos destacar a contribuição do Serviço Social escolar para permanência dos alunos em vulnerabilidade socioeconômica, por meio das ações que permeiam o seu fazer profissional, dentre elas evidenciamos o programa de bolsas permanência. Como recurso metodológico, fizemos uso de pesquisa qualitativa, no intuito de captar a contribuição da assistência estudantil para a permanência dos alunos cotistas no CAp, igualmente a partir de dados secundários fornecidos pelo colégio de aplicação pudemos dimensionar o número de bolsas disponibilizadas e seu alcance, também pudemos averiguar o montante disponibilizado pela reitoria da UFPE para o seu financiamento, tais elementos foram importantes para acompanhar o desenvolvimento desta política na sua fase germinal e seu desdobramentos. Por fim, como resultados essa pesquisa traz reflexões significativas sobre assistência estudantil no ensino básico no Estado de Pernambuco, assim como os desafios enfrentados para a validação desta política, que por não possuir orçamentos próprios acaba ficando a mercê de acordos e tensionamento frente à universidade, que por outro lado, encontra-se diante de uma conjuntura de cortes e desfinanciamento frenta à uma conjutura neoliberal. Além do mais, ressaltamos o papel do Serviço Social enquanto elemento fudamental para a articulação entre família e escola como também para enfrentamento das expressões da questão social que passsam a ser vivenciados no âmbito escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 99p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Assistência Estudantil | pt_BR |
dc.subject | Colégio de Aplicação | pt_BR |
dc.subject | Cotas | pt_BR |
dc.subject | Serviço Social | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.title | Contribuições da assistência estudantil para a permanência dos estudantes do Colégio de Aplicação da UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5973270964334677 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8465975651556260 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to analyze the actions in the scope of student assistance directed to students in social vulnerability at the College of Application - UFPE. We seek to investigate the process of implementing student assistance in a federal primary school, since the implementation of the reserve of vacancies for students from public schools in 2017, we will have a change in the profile of the public who entered the college annually. Thus, students from a social context marked by pauperism are inserted in this school space. Throughout the work we were also able to highlight the contribution of the school Social Service to the permanence of students in socioeconomic vulnerability, through the actions that permeate their professional work, among them we evidence the program of permanence scholarships. As a methodological resource, we used qualitative research, in order to capture the contribution of student assistance to the permanence of quota students in the CAp, also from secondary data provided by the college of application we were able to size the number of scholarships available and their scope, we could also verify the amount made available by the rectory of UFPE for its financing, these elements were important to accompany the development of this policy in its germinal phase and its consequences. Finally, as results this research brings significant reflections on student assistance in primary education in the State of Pernambuco, as well as the challenges faced for the validation of this policy, which, because it does not have its own budgets, ends up being at the mercy of agreements and tension spree against the university, which, on the other hand, is faced with an unfavorable economic climate of cuts and lake of investments in the face of neoliberal politics. Therefore, we emphasize the role of Social Work as a fundamental element for the articulation between family and school, as well as for confronting the expressions of the social issue that are being experienced in the school environment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.graduation | Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Daiana Ferreira de Almeida.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons