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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48503

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCABRAL FILHO, Paulo Euzébio-
dc.contributor.authorANDRADE, Paula Priscila Pinheiro de-
dc.date.accessioned2023-01-03T14:10:39Z-
dc.date.available2023-01-03T14:10:39Z-
dc.date.issued2020-10-19-
dc.identifier.citationANDRADE, Paula Priscila Pinheiro de. Podcasts como recurso online de aprendizagem : prática de integração da educação ambiental em sala de aula. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48503-
dc.description.abstractA Educação Ambiental (EA) é ainda pouco explorada em suas possibilidades de atuação. Acreditamos que a EA seja uma peça fundamental na reeducação social em respeito as questões ambientais. Deve-se chamar atenção principalmente para que práticas de EA sejam desenvolvidas em ambientes escolares, apoiados nos documentos nacionais elevando as práticas de integração dos professores no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC’s) possibilitam o rápido e fácil compartilhamento de experiências na sociedade. Nesta pesquisa esse compartilhamento será voltado para a EA. Nesta perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver um podcast informativo que compartilhe experiências educativas de professores do ensino fundamental II e médio, frente a integração interdisciplinar da Educação Ambiental em suas práticas de pedagógicas em sala de aula. Para conhecer as práxis dos professores participantes da pesquisa, foi utilizado um questionário online via Google Forms com perguntas objetivas e descritivas, a fim de conhecer o perfil desses professores. A análise qualitativa foi realizada e gráficos foram gerados. A partir dos resultados conclui-se que ainda é tímida a integração da EA nas escolas e, sobretudo em sala de aula, porém, a sua manifestação é significativa se comparado a tempos passados no histórico da EA no Brasil. A partir desses resultados também foi criado um canal de podcast o “EccosEdutec” que se encontra nas plataformas Anchor e Spotify, bem como, um canal de divulgação no Instagram (@eccosedutec). Essas ferramentas tem sido utilizadas para divulgar as experiências dos professores e resultados da pesquisa, além disso compartilhar momentos de educação com profissionais de diversas áreas de ensino, para que de forma interdisciplinar os professores consigam implementar e planejar seus currículos voltando-os para a EA nas escolas. Acredita-se que a partir deste trabalho haverá um estímulo no processo pedagógico dos professores do ensino básico voltados para EA em suas competências de ensino. Além de incentivar de forma livre esses mesmos profissionais a utilizarem novos recursos educativos como o podcast. Informando-se sobre assuntos pertinentes que promovem a consciência ambiental e suas possibilidades educativas de forma livre, via a experiência de professores que já integraram a EA com suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação - Efeitos das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titlePodcasts como recurso online de aprendizagem : prática de integração da educação ambiental em sala de aulapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGUIMARÃES, Walma Nogueira Ramos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1670284354477972pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3740884971193945pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxEnvironmental Education (EA) is still little explored in its possibilities of action. Furthermore, in society, planetary values are still despised and replaced by selfish and consumerist attitudes. In this way, EA becomes a fundamental part in social re-education with respect for the planet. Attention should be drawn mainly to the fact that EE practices are developed in formal and non-formal teaching environments, supported by national documents raising integration practices through interdisciplinarity. In addition, the use of information and communication technologies enables quick and easy sharing of experiences focused on EA. In this perspective, this research aims to develop an informative podcast that shares educational experiences of teachers of elementary and high school, in view of the transdisciplinary integration of Environmental Education in their classroom management practices. In order to know the praxis of the teachers participating in the research, an online questionnaire was used via Google Forms with objective and descriptive questions, in order to know the profile of these teachers. Qualitative analysis was performed and graphics were generated. From the results obtained, it can be concluded that the integration of AE in schools and, especially in the classroom, is still timid, however, its manifestation is significant when compared to other moments of AE in Brazil. Based on these results, a “Eccos Edutec” podcast was also created, which is available on the Anchor and Spotify platforms, as well as a dissemination channel on Instagram (@eccosedutec). These tools have been used to disseminate the teachers' experiences and research results, in order to share moments of education with professionals from different teaching areas, so that in an interdisciplinary way they can implement and plan their curricula by returning them to EE in schools. It is believed that from this work there will be a stimulus in the integration of teachers of basic education to share experiences and plan their curricula, regardless of the area, in order to implement EE in schools.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0134567530160247pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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