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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/484

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRicardo Costa de Mendonça, José pt_BR
dc.contributor.authorEduarda Nóbrega Bastos, Bárbarapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:03:04Z-
dc.date.available2014-06-12T15:03:04Z-
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationEduarda Nóbrega Bastos, Bárbara; Ricardo Costa de Mendonça, José. Desempenho social empresarial e o gerenciamento de impressões de uma reputação socialmente responsável: Um estudo em hotéis do litoral pernambucano. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/484-
dc.description.abstractEste trabalho trata de um estudo qualitativo de múltiplos casos, tendo como locus de pesquisa cinco hotéis do litoral pernambucano, no qual foi analisada a relação entre o Desempenho Social Empresarial (DSE), o Gerenciamento de Impressões (GI) e a Imagem Socialmente Responsável pretendida. Essa relação foi investigada a partir da análise do DSE, da identificação dos aspectos de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) presentes na Imagem Organizacional Pretendida, assim como da identificação das táticas de GI utilizadas por essas empresas para construir uma reputação socialmente responsável. Como arcabouço teórico foram utilizados os conceitos de Responsabilidade Social Empresarial e Desempenho Social Empresarial de Carroll, Teoria do Stakeholder de Freeman, Imagem Organizacional Pretendida de Brown et al. e Gerenciamento de Impressões Organizacional de Mohamed, Gardner e Paolillo. Os dados foram coletados através de observação direta, questionário, documentos e entrevistas, aplicados aos membros da alta administração. Os resultados obtidos indicam que: a) Os gerentes do setor hoteleiro começam a reconhecer a relevância da RSE para seus negócios, mas possuem uma visão limitada do tema; b) Os stakeholders que recebem um maior foco da conduta social são os funcionários, membros da comunidade local e o meio ambiente; c) Apesar de não se empenharem significativamente em comunicar aspectos de RSE, os hotéis consideram os clientes como principais stakeholders-alvo de suas comunicações, denotando uma preocupação em obter vantagens econômicas dessa comunicação; d) Apesar de utilizarem algumas táticas de GI para construir uma reputação socialmente responsável, a maioria dos hotéis estudados não realiza um planejamento deliberado para esse fim; e) Verifica-se que há uma maior utilização das táticas de GI para influenciar a reputação de stakeholders que têm um menor contato direto com as atividades dos hotéispt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectResponsabilidade social empresarialpt_BR
dc.subjectDesempenho social empresarialpt_BR
dc.subjectImagem organizacionalpt_BR
dc.subjectGerenciamento de impressõespt_BR
dc.titleDesempenho social empresarial e o gerenciamento de impressões de uma reputação socialmente responsável: Um estudo em hotéis do litoral pernambucanopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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