Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4846
Título: Ler com os ouvidos: concepções e práticas escolares de um grupo de professoras de educação infantil
Autor(es): BEZERRA, Patricia Batista
Palavras-chave: Educação Infantil;Leitura;Propostas curriculares
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Batista Bezerra, Patricia; Leal Reis de Melo, Kátia. Ler com os ouvidos: concepções e práticas escolares de um grupo de professoras de educação infantil. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: A escola é um espaço de construção do conhecimento e a leitura se configura como objeto de aprendizagem e uma das quatro habilidades de uso da língua na vida dos sujeitos sociais num contexto letrado. A Educação Infantil entra como primeira etapa da Educação Básica com objetivos definidos e como espaço de construção do conhecimento em que a Linguagem escrita tem papel fundamental na formação integral do indivíduo. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo refletir sobre as concepções e práticas de leitura de duas professoras do 2º ano 2º etapa da Educação Infantil da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes no Estado de Pernambuco. O caminho metodológico foi composto de duas etapas: análise documental (três propostas curriculares de cidades do Estado de Pernambuco); pesquisa de campo (observação e entrevista semi-estruturada com duas professoras) fundamentado em teóricos como Kramer (1987); Zilberman e Silva (2004); Kleiman (2004); Stemmer (2007). Como resultados das práticas das professoras categorizamos seis momentos onde a leitura esteve presente. Porém, no que se refere a formação do leitor, esteve restrito ao momento da hora da história em que pôde ser presenciada a vivência das estratégias de leitura e a preocupação com a compreensão do texto escrito. No entanto, mesmo nesse momento não há um trabalho completo com as diferentes estratégias sendo focadas as de caráter literal, pessoal e moralizante - formação dos bons hábitos. Evidenciando as falas das mesmas percebemos a atualidade das concepções.Nesse sentido, acreditamos que seja necessária uma reflexão sobre que estratégias didáticas podem ser planejadas para o desenvolvimento de comportamentos leitores na Educação Infantil
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4846
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7577_1.pdf312,71 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.