Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48451

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Vania Ferreira da-
dc.contributor.authorSILVA, Josalva Patrícia Alexandre da-
dc.date.accessioned2022-12-29T13:21:26Z-
dc.date.available2022-12-29T13:21:26Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.date.submitted2022-12-28-
dc.identifier.citationSILVA, Josalva Patrícia Alexandre da. Práticas informacionais no projeto pirráias da periferia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48451-
dc.description.abstractO presente trabalho buscou analisar quais práticas informacionais estão sendo utilizadas nas atividades do Projeto Pirráias da Periferia. A pesquisa tem natureza qualitativa, quanto aos meios se configura como um estudo de caso, quanto aos fins tem caráter descritivo e utilizou enquanto técnicas de coleta de dados a entrevista e o questionário. Como resultado, foi possível identificar que a Educação Física e o Esporte podem promover o estímulo às práticas informacionais na medida no contexto de um ambiente de ensino-aprendizagem, sendo possível fazer a identificação das informações levantadas pelo professor nas aulas (sobre questões como violência e preconceito, por exemplo), bem como práticas como a busca, uso e o compartilhamento dessas informações em conjunto aos outros colegas através de discussões provocadas pelos professores, ou até mesmo em conversas informais com adultos, numa roda de amigos, etc. Desta forma, é possível ver a relação das práticas informacionais no Projeto Pirráias, e como essas práticas podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências na busca, organização e disseminação da informação.pt_BR
dc.format.extent57p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas Informacionaispt_BR
dc.subjectEstudo dos Usuáriospt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.titlePráticas informacionais no projeto pirráias da periferiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2212374763515215pt_BR
dc.description.abstractxThe present work sought which informational practices are being used in the activities of the Pirráias da Periferia Project. The research has a qualitative nature, in terms of means it is configured as a case study, in terms of purposes it is descriptive and used as data collection techniques, interviews and training. As a result, it was possible to identify that Physical Education and Sport can promote the stimulation of informational practices in the context of a teaching-learning environment, making it possible to identify the information offered by the teacher in the classes (about issues such as violence and prejudice, for example), as well as practices such as the search, use and sharing of this information together with other colleagues through discussions provoked by teachers, or even in informal conversations with adults, in a circle of friends, etc. see the relationship of informational practices in the Pirráias Project, and how these practices can contribute to the development of skills and competences in the search, organization and dissemination of information.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JOSALVA PATRÍCIA ALEXANDRE DA SILVA.pdf2,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons