Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48448
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | CORDIVIOLA, Alfredo Adolfo | - |
| dc.contributor.author | RIBEIRO, Petrus Semann Cavalcante | - |
| dc.date.accessioned | 2022-12-28T15:57:33Z | - |
| dc.date.available | 2022-12-28T15:57:33Z | - |
| dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
| dc.date.submitted | 2022-12-28 | - |
| dc.identifier.citation | RIBEIRO, Petrus. La espada, La cruz, La música y El legado cultural chiquitano (Bolivia). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48448 | - |
| dc.description.abstract | En este trabajo nos propusimos reflexionar sobre la relación de los indígenas americanos con la música y sobre cómo los jesuitas se valieron de la música barroca como dispositivo para evangelizarlos. Por otra parte, buscamos evidenciar una supuesta aptitud musical del nativo, la apropiación de la música barroca por los indígenas, y el patrimonio cultural resultante del vínculo entre ellos y los misioneros jesuitas. Para tal, contextualizamos la conquista de América por los españoles observando algunas consecuencias sobre las sociedades amerindias y entendiendo el evento histórico como un inesperado choque cultural que inició una larga relación entre ambos. También integramos la misión jesuítica en el apoyo a la conquista en sus dimensiones humana y espiritual, y en particular, en la concepción cultural que nació en las Misiones Jesuíticas de la Chiquitanía (Bolivia) transmitiendo un espléndido patrimonio a la tierra boliviana. | pt_BR |
| dc.format.extent | 25f. | pt_BR |
| dc.language.iso | spa | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
| dc.subject | Conquista de América | pt_BR |
| dc.subject | Misión jesuítica | pt_BR |
| dc.subject | Música y legado cultural chiquitano | pt_BR |
| dc.title | La espada, La cruz, La música y El legado cultural chiquitano (Bolivia) | pt_BR |
| dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5304667690379663 | pt_BR |
| dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1511356924660287 | pt_BR |
| dc.description.abstractx | Neste trabalho nos propusemos refletir sobre a relação dos indígenas americanos com a música e sobre como os jesuítas se aproveitaram da música barroca como dispositivo para evangelizá-los. Por outro lado, procuramos evidenciar uma suposta aptidão musical do nativo, a apropriação da música barroca pelos indígenas, e o patrimônio cultural resultante do vínculo entre eles e os missionários jesuítas. Para tal, contextualizamos a conquista da América pelos espanhóis observando algumas consequências sobre as sociedades ameríndias e entendendo o evento histórico como um inesperado choque cultural que iniciou uma longa relação entre ambos. Também integramos a missão jesuítica no apoio à conquista em suas dimensões humana e espiritual, e em particular, na concepção cultural que nasceu nas Missões Jesuíticas da Chiquitania (Bolívia) transmitindo um esplêndido patrimônio à terra boliviana. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
| dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Espanhol | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.degree.local | Recife | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Espanhol | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC Petrus Semann Cavalcante Ribeiro.pdf | 370,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

