Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48447

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAES, Andrea Silva-
dc.contributor.authorFONSECA, Júlia Quirino Leite da-
dc.date.accessioned2022-12-28T15:34:50Z-
dc.date.available2022-12-28T15:34:50Z-
dc.date.issued2022-10-31-
dc.date.submitted2022-12-10-
dc.identifier.citationFONSECA, Júlia Quirino Leite da. Tecnologias Digitais : Contribuições e desafios para práticas de letramento em aulas remotas de português. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras português - Licenciatura). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48447-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo explorar bibliograficamente as práticas de letramento experienciadas em aulas remotas de português durante a pandemia provocada pela covid-19, analisando possíveis contribuições e desafios, suscitados pela necessidade de um acentuado uso das novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Para isso, terá como ponto de partida estudos realizados na Linguística Textual, em torno dos conceitos de leitura, texto e multiletramentos; seguido de análises sobre as Tecnologias Digitais e como estas estão relacionadas ao documento normativo, a Base Nacional Curricular Comum. Por fim, reflexões teórico-metodológicas desenvolvidas por professores e pesquisadores no livro “Tecnologias Digitais e Escola: reflexões no projeto Aula Aberta durante a pandemia”, serão o principal objeto de estudo e revisão bibliográfica, que apontarão não somente para as dificuldades enfrentadas por educadores e alunos neste período, mas também levantarão possibilidades de situações de aprendizagem que levem em consideração um mundo multimodal e multicultural, a partir do uso das TDICs, proporcionando a ressignificação de práticas nas aulas de língua portuguesa.pt_BR
dc.format.extent41f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectTDICspt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleTecnologias digitais : contribuições e desafios em práticas de Letramento em aulas remotas de portuguêspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2522077387287257pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3410231557148912pt_BR
dc.description.abstractxThis research has the purpose of bibliographically exploring how the education was experienced in remote Portuguese classes during the pandemic caused by the covid-19, analyzing possible contributions and challenges, raised by the need for an accentuated use of the new Digital Information and Communication Technologies (DICTs). For this, it will have as a starting point studies in Textual Linguistics, around the concept of reading, text and multiliteracies; followed by analyzes of digital technologies and how they are related by the normative document, the Base Nacional Curricular Comum. Finally, theoretical - methodological reflexions developed by teachers and researchers in the book “Tecnologias Digitais e Escola: reflexões no projeto Aula Aberta durante a pandemia” will be the main object of study and bibliographically review, which will point not only to the difficulties faced by educators and students in this period, but also raise possibilities for learning situations take into account a multimodal and multicultural world from the use of DICTs, providing the re-signification of practices in Portuguese language classes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Júlia Quirino Leite da Fonseca.pdf306,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons