Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48447
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MORAES, Andrea Silva | - |
dc.contributor.author | FONSECA, Júlia Quirino Leite da | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-28T15:34:50Z | - |
dc.date.available | 2022-12-28T15:34:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-10 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Júlia Quirino Leite da. Tecnologias Digitais : Contribuições e desafios para práticas de letramento em aulas remotas de português. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras português - Licenciatura). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48447 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo explorar bibliograficamente as práticas de letramento experienciadas em aulas remotas de português durante a pandemia provocada pela covid-19, analisando possíveis contribuições e desafios, suscitados pela necessidade de um acentuado uso das novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Para isso, terá como ponto de partida estudos realizados na Linguística Textual, em torno dos conceitos de leitura, texto e multiletramentos; seguido de análises sobre as Tecnologias Digitais e como estas estão relacionadas ao documento normativo, a Base Nacional Curricular Comum. Por fim, reflexões teórico-metodológicas desenvolvidas por professores e pesquisadores no livro “Tecnologias Digitais e Escola: reflexões no projeto Aula Aberta durante a pandemia”, serão o principal objeto de estudo e revisão bibliográfica, que apontarão não somente para as dificuldades enfrentadas por educadores e alunos neste período, mas também levantarão possibilidades de situações de aprendizagem que levem em consideração um mundo multimodal e multicultural, a partir do uso das TDICs, proporcionando a ressignificação de práticas nas aulas de língua portuguesa. | pt_BR |
dc.format.extent | 41f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Multiletramentos | pt_BR |
dc.subject | TDICs | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais : contribuições e desafios em práticas de Letramento em aulas remotas de português | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2522077387287257 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3410231557148912 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research has the purpose of bibliographically exploring how the education was experienced in remote Portuguese classes during the pandemic caused by the covid-19, analyzing possible contributions and challenges, raised by the need for an accentuated use of the new Digital Information and Communication Technologies (DICTs). For this, it will have as a starting point studies in Textual Linguistics, around the concept of reading, text and multiliteracies; followed by analyzes of digital technologies and how they are related by the normative document, the Base Nacional Curricular Comum. Finally, theoretical - methodological reflexions developed by teachers and researchers in the book “Tecnologias Digitais e Escola: reflexões no projeto Aula Aberta durante a pandemia” will be the main object of study and bibliographically review, which will point not only to the difficulties faced by educators and students in this period, but also raise possibilities for learning situations take into account a multimodal and multicultural world from the use of DICTs, providing the re-signification of practices in Portuguese language classes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Júlia Quirino Leite da Fonseca.pdf | 306,19 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons