Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48399
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Maria da Conceição Silva | - |
dc.contributor.author | JORDÃO, Thomaz Virginio | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-23T18:43:40Z | - |
dc.date.available | 2022-12-23T18:43:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48399 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo analisar a ocorrência de possíveis binarismos de gênero quando educadores de uma creche pública do Recife articulam as cores, brinquedos e brincadeiras em seu fazer pedagógico. Através de uma pesquisa qualitativa utilizamos a entrevista semiestruturada e o questionário aberto para colher os dados, com auxiliares de desenvolvimento infantil, professores (as) e equipe gestora, relacionando gênero e Educação Infantil ao articular as teorias de Louro (1997), Butler (2003), Freire (1996), Baliscei (2020) e Jordão et al. (2022), entre outros. Os resultados mostram que as crianças poucas vezes são consultadas nas tomadas de decisões que envolvem o brincar. Quanto ao gênero, no geral, os (as) educadores (as) tendem a cair na concepção binária de gênero quando os direcionamentos e escolhas partem deles (as). A transgressão de gênero é mais aceita pelos (as) educadores (as) quando acontece por parte das meninas. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Meu carrinho rosa e minha boneca azul : desconstrução da concepção binária de gênero na educação infantil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3462415395831479 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1211086958973406 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Thomaz Virginio Jordão.pdf | 392,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons