Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48385
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FARIAS, Gilmar Beserra de | - |
dc.contributor.author | FRANÇA, Heitor Ayres Belo | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-22T18:42:11Z | - |
dc.date.available | 2022-12-22T18:42:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-22 | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Heitor Ayres Belo. Utilização de livro paradidático no ensino de Ecologia no Ensino Médio. 2022. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48385 | - |
dc.description.abstract | Para a formação do estudante enquanto cidadão crítico, é de suma importância desenvolver nele a habilidade de ler e compreender textos através da lente da ciência. Para isso, é necessário que o professor utilize materiais e recursos de diversos tipos, expondo os alunos a diferentes linguagens. O objetivo deste trabalho foi produzir um livro paradidático para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de Ecologia no ensino médio. Como metodologia para desenvolver o roteiro do livro paradidático foi seguido a narrativa clássica da “Jornada do Herói” proposta por Joseph Campbell. O livro paradidático produzido recebeu o título de “Sofia na floresta da sabedoria” e buscou conectar-se com o aluno por meio de temas fantásticos, presentes na literatura infanto-juvenil. Como proposta de ensino, também foi sugerida uma Sequência Didática Investigativa e dividida em momentos pedagógicos, reforçando a importância da participação do aluno. A sequência didática utilizou o livro paradidático aqui apresentado, relacionando os conceitos apresentados com trabalhos desenvolvidos pelos alunos, tendo sempre em vista a formação de estudantes capazes de compreender não só os conceitos de Ecologia, mas também o método científico como um todo. | pt_BR |
dc.format.extent | 82 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Livro paradidático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | Utilização de livro paradidático no ensino de Ecologia no Ensino Médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3840497093662412 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0935523502682736 | pt_BR |
dc.description.abstractx | It's understood that, for the formation of students as critical citizens, it's very important for them to develop the ability to read and understand texts through the lens of science. For that, it's necessary for the teacher to utilize materials and resources of various types, exposing the students to different languages. The objective of this work is to produce a paradidactic book that helps in the teaching-learning process of ecology in high school. Methodology-wise, the development of the script for the book followed the classic narrative of the "Hero's Journey", proposed by Joseph Campbell. The paradidactic book received the title "Sofia na Floresta da Sabedoria" (Sofia In The Forest Of Wisdom) and aimed to connect with the student through fantastic themes, present in children's literature. As a teaching proposal, it was also suggested an Investigative Didactic Sequence that was divided in pedagogical moments, reinforcing the importance of the student's participation. The didactic sequence utilized the paradidactic book presented here, relating the concepts presented with works developed by the students, always aiming for the formation of students able not only to understand the concepts of ecology presented in the book, but also the scientific method as a whole. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Heitor Ayres Belo França.pdf | 10,59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons