Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48371

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Enilson Medeiros dos-
dc.contributor.authorMONTEIRO, Guilherme Corrêa Lopes-
dc.date.accessioned2022-12-22T11:30:23Z-
dc.date.available2022-12-22T11:30:23Z-
dc.date.issued2022-08-15-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Guilherme Corrêa Lopes. Participação social e direitos do cidadão em planos de mobilidade urbana: uma matriz de boas práticas a partir de indicadores. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48371-
dc.description.abstractAvaliar o grau de inserção da sociedade civil em políticas públicas se tornou um tema particularmente importante na área de engenharia dos transportes no Brasil no século XXI devido à mudança paradigmática ocorrida em direção à promoção da mobilidade sustentável, culminando na aprovação de Leis Federais como o Estatuto da Cidade de 2001 e a Política Nacional de Mobilidade Urbana de 2012, que mencionam explicitamente a obrigatoriedade de envolver a população na elaboração de Planos Municipais de Mobilidade Urbana. Desta maneira, esta dissertação teve o objetivo de verificar qual o nível de internalização da participação social e dos direitos do cidadão que as cidades de Olinda/PE e Joinville/SC obtiveram durante todo o processo de elaboração dos seus respectivos planos de mobilidade urbana. Para este fim, foi utilizado o Índice de Participação Social (IPS) em conjunção com a tipologia da escada de Arnstein e a categorização de Glucker et al., por meio de indicadores de participação que usam a teoria de valor de multiatributo com base na análise de decisão multicritério. Os resultados obtidos mostram que a cidade de Olinda conseguiu atingir um nível de participação social muito superior à de Joinville, obtendo maiores pontuações em quatro dos cinco critérios analisados nesta pesquisa e sendo destaque principalmente nos aspectos de transparência, inclusão e troca de informações entre os atores envolvidos no processo, o que provavelmente estimulará os cidadãos locais a participarem novamente em uma política futura, aumentando o capital social. Por outro lado, diversos erros foram observados na condução da inserção dos cidadãos no plano de Joinville, particularmente nas etapas de inclusão e troca de informações entre os atores, dificultando a criação de uma cultura participativa e possivelmente desencorajando os habitantes locais a engajarem em um novo processo, o que provavelmente requererá esforço extra de futuros formuladores de políticas públicas. Apesar dos aspectos positivos observados, principalmente em Olinda, o envolvimento da população ainda não alcançou o nível esperado e desejado após 10 anos de aprovação da Política Nacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectPlano de mobilidade urbanapt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.subjectDireitos do cidadãopt_BR
dc.subjectMobilidade sustentávelpt_BR
dc.titleParticipação social e direitos do cidadão em planos de mobilidade urbana : uma matriz de boas práticas a partir de indicadorespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7748562935159625pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3433847962770085pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxAssessing civil society’s level of participation in policies has become a particularly important topic in the field of transportation engineering in Brazil in the 21st century due to the paradigm shift that has taken place towards the promotion of sustainable mobility, culminating in the approval of Federal Laws such as the Statute of the City of 2001 and the National Urban Mobility Policy of 2012, which explicitly mention the obligation to involve the population in the elaboration of Municipal Urban Mobility Plans. Thus, this dissertation aimed to verify the level of internalization of social participation and citizen's rights that the cities of Olinda/PE and Joinville/SC obtained during the entire process of elaborating their respective urban mobility plans. To this end, the Public Participation Index (PPI) was used in conjunction with Arnstein’s ladder typology and the categorization of Glucker et al., through participation indicators that use the multi-attribute value theory based on multi-criteria decision analysis. The results obtained show that the city of Olinda managed to reach a level of social participation much higher than that of Joinville, obtaining higher scores in four of the five criteria analyzed in this research, particularly highlighting its aspects of transparency, inclusion and exchange of information between the actors involved in the process, which is likely to encourage local citizens to participate again in a future policy, increasing social capital. On the other hand, several errors were observed in the conduction of the citizens’ participation in the Joinville plan, particularly in the stages of inclusion and exchange of information between the actors, making it difficult to create a participatory culture and possibly discouraging local inhabitants from engaging in a new process, which will likely require extra effort from future policy-makers. Despite the positive aspects observed, especially in Olinda, the involvement of the population has not yet reached the expected and desired level after 10 years of approval of the National Policy.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Guilherme Corrêa Lopes Monteiro.pdf2,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons