Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48349
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARRASCO, Jorge Antonio Palma | - |
dc.contributor.author | FIGUEIREDO, Matheus de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-21T16:57:54Z | - |
dc.date.available | 2022-12-21T16:57:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-28 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-20 | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, Matheus de Araújo. Análise da viabilidade econômica e financeira do uso de veículos elétricos na frota de uma empresa de transporte urbano de cargas. 2021. 156 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48349 | - |
dc.description.abstract | Em um cenário de mudanças climáticas e de busca pelo desenvolvimento de atividades econômicas de maneira sustentável, o setor de transportes, no qual está inserido o transporte urbano de cargas, é responsável por 44% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Com a mudança do mercado consumidor e o crescimento do comercio eletrônico, essa modalidade de transporte ganhou uma intensidade e relevância ainda maior na última década. O veículo elétrico tem um grande potencial de redução das emissões geradas pelo setor de transporte, mas a sua adesão ainda é baixa e os estudos têm se concentrado mais nos temas relacionados ao transporte de passageiros. Considerando esse contexto, esse estudo teve como objetivo analisar a viabilidade econômica e financeira da utilização de caminhões elétricos no transporte urbano de cargas e verificar se a busca de eficiência interna de custos está ou não dissociada de impactos externos positivos. Foi realizada uma análise de uma empresa transportadora de cargas da região metropolitana da cidade do Recife e uma verificação das informações relacionadas aos veículos elétrico e diesel em estudos correlatos, artigos da imprensa e divulgações dos fabricantes. Com essas informações foram projetados vários cenários de substituição do veículo diesel pelo veículo elétrico, para os quais foram construídos demonstrativos de resultados, realizadas avaliações econômica e financeira e comparação dos resultados obtidos. Também foi estimado um cenário diferente do da transportadora avaliada para entender o impacto da utilização do caminhão elétrico no resultado de uma empresa que trabalhe com outras conjunturas de aproveitamento da frota. Concluiu-se que a substituição pelo veículo elétrico não é viável na conjuntura específica da empresa analisada, mas que em cenários possíveis de aproveitamento da frota os impactos externos positivos não estão dissociados de uma eficiência interna de custos, sendo possível obter ambos simultaneamente. | pt_BR |
dc.format.extent | 156p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Caminhão elétrico | pt_BR |
dc.subject | Transporte urbano de cargas | pt_BR |
dc.subject | Viabilidade econômica | pt_BR |
dc.subject | Setor de transportes | pt_BR |
dc.subject | Análise financeira | pt_BR |
dc.title | Análise da viabilidade econômica e financeira do uso de veículos elétricos na frota de uma empresa de transporte urbano de cargas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9085140310628380 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In a global scenario of climate change and the pursuit of sustainable ways of maintaining economic development, the transportation sector, within which is the urban cargo transportation, is accountable for 44% of the greenhouse gas emissions in Brazil. With market transition and ecommerce growth, this mode of transport has become even more significant and relevant in the last decade. Electric vehicles have great potential for reducing transportation emissions, but their utilization is low and studies have focused on passenger transport. Regarding this context, this study had an objective to analyze the economic and financial viability of using an electric truck in urban cargo transportation, and verify whether the search for internal cost efficiency is associated with positive externalities. A cargo transportation business from Recife’s metropolitan region was analyzed, and data regarding the combustion and electric trucks was gathered from related studies, press reviews, and manufacturers’ datasheets. This data was used to predict various scenarios for replacing the diesel vehicles with electric vehicles; income statements were created then financially and economically evaluated, before results were compared. A second scenario, different from that of the transportation company in Recife, was also constructed and analyzed; this hypothetical scenario was used to evaluate the use of electric trucks by companies that work in other areas and limits of fleet utilization. The study concluded that the replacement by electric vehicles is not feasible in relation to the specific conjuncture of the cargo transportation company in Recife. However, in other possible variations of fleet utilization, internal cost efficiency is directly associated with positive externalities. | pt_BR |
dc.degree.departament | (CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Matheus de Araújo Figueiredo.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons