Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48328

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMOS, Sérgio Ricardo Vieira-
dc.contributor.authorSILVA, Elanio Lisboa da-
dc.date.accessioned2022-12-21T12:02:47Z-
dc.date.available2022-12-21T12:02:47Z-
dc.date.issued2021-03-12-
dc.identifier.citationSILVA, Elanio Lisboa da. A dimensão política do ensino de Filosofia como práxis libertadora num panorama dusseliano. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48328-
dc.description.abstractEste trabalho nasceu inicialmente como resultado das inquietações oriundas do espaço da sala de aula, e, posteriormente percebendo a amplitude do mesmo, nos demais espaços da sociedade na conjuntura do mundo enquanto lugar de múltiplos acontecimentos. Sendo alguns destes resultados de práticas desumanas configuradas nas injustiças, desigualdades, explorações e opressões. Com isso, desconfigurando absurdamente o sentido da essência do que se compreende por ser humano. Visando um re/pensar em detrimento da realidade a qual nos é apresentada como normal o que para mim e outros certamente não é. Sentimos ser necessário discutir sobre esse contexto social estruturado desde muito na dinâmica de iguais dominarem outros, tornando-os diferentes como estranhos e indesejáveis. Surgindo assim, os lugares depósitos dos renegados, convicto que tal realidade é alimentada também pela negligência e omissão de conscientização política por parte de alguns segmentos, ou conjunturas da sociedade, dentre essas nota-se a educação em seu papel de possibilitar aos sujeitos humanos acesso ao entendimento sobre seus direitos enquanto cidadão. Pois, não existe cidadania onde soberanamente a exploração, a opressão e as injustiças forem incorporadas como práticas normais. Como atividade contrária a essa dissimulada normalidade, encontramos em alguns pensadores o aporte necessário para denunciar o modelo explorador vigente, nomes como o do filósofo argentino Enrique Dussel, e do brasileiro Paulo Freire, ambos trazem à tona em suas obras exatamente a condição das vítimas na linguagem dusseliana, ou os oprimidos na linguagem freireana. Denunciar tanto o sistema que massacra as vítimas, como também a passividade das vítimas frente ao seu massacrador. Realizando ações sistemáticas, ou contínuas visando a libertação tanto do oprimido, quanto do opressor, pois, só desta forma poder-se-á aniquilar o sistema. Uma práxis transformadora e libertadora, fruto também de uma educação igualitária no promover de seu ensino na horizontalidade entre seus partícipes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectDussel, Enrique D., 1934pt_BR
dc.titleA dimensão política do ensino de Filosofia como práxis libertadora num panorama dusselianopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6554621432077774pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1648803039900171pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Filosofiapt_BR
dc.description.abstractxEsta obra nace inicialmente como resultado de las inquietudes surgidas desde el espacio del aula, y, posteriormente, dándose cuenta de la amplitud del mismo, en otros espacios de la sociedad en la coyuntura del mundo como lugar de múltiples eventos. Algunos de estos son el resultado de prácticas inhumanas configuradas en injusticias, desigualdades, explotaciones y opresiones. Así, desfigurando absurdamente el sentido de la esencia de lo que se entiende por ser humano. Con el objetivo de re / pensar en detrimento de la realidad que se nos presenta como normal, que para mí y para los demás ciertamente no lo es. Creemos necesario discutir este contexto social, que durante mucho tiempo se ha estructurado en la dinámica de iguales dominando a otros, haciéndolos diferentes como extraños e indeseables. Así, los lugares donde se depositaron los renegados, convencidos de que esta realidad también se alimenta del descuido y omisión de la conciencia política por parte de algunos segmentos, o coyunturas sociales, entre las que se destaca la educación en su papel de posibilitar que los sujetos humanos accedan a la comprensión de sus derechos como ciudadano. Porque no hay ciudadanía donde la explotación, la opresión y la injusticia se incorporen soberanamente como prácticas normales. Como actividad contraria a esta normalidad disfrazada, encontramos en algunos pensadores el aporte necesario para denunciar el modelo exploratorio actual, nombres como el del filósofo argentino Enrique Dussel, y el del brasileño Paulo Freire, ambos sacan a la luz en sus obras exactamente el condición de las víctimas en lengua dusseliana, o de los oprimidos en lengua freireana. Denuncia tanto el sistema que massacra a las víctimas, como la pasividad de las víctimas hacia su massacrador. Llevar a cabo acciones sistemáticas o continuas encaminadas a la liberación tanto del oprimido como del opresor, porque solo así se puede aniquilar el sistema. Una praxis transformadora y liberadora, fruto también de una educación igualitaria en la promoción de su enseñanza de forma horizontal entre sus participantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Elanio Lisboa da Silva.pdf656,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons