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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48315
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FALCÃO, Viviane Adriano | - |
dc.contributor.author | SILVA FILHO, Wellington Luiz Rocha da | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T23:15:58Z | - |
dc.date.available | 2022-12-20T23:15:58Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA FILHO, Wellington Luiz Rocha da. Demanda do Aeroporto do Recife pós Covid-19: previsão utilizando econometria. 2020. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48315 | - |
dc.description.abstract | O crescimento desenfreado da demanda do transporte aéreo traz a tona cada vez mais a realidade de investimentos contínuos em infraestrutura aeroportuária. Assim sendo, em 2011 o governo iniciou o processo de concessão de aeroportos à iniciativa privada, visto os gargalos que estavam acontecendo nos aeroportos que apresentavam grande crescimento de demanda quando administrados pela iniciativa pública. Essas concessões têm como receita principal, as demandas de passageiros, carga e aeronaves, por isso a importância de entender bem o seu comportamento. Dessa forma, o Aeroporto do Recife, juntamente com outros 5 aeroportos do Nordeste (Aeroporto de João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracajú (SE), Maceió (AL) e Juazeiro do Norte (CE)) foram concedidos na quinta rodada de concessão, à empresa espanhola Aena Desarrollo Internacional. O leilão, correspondente à 5o rodada já efetuada, foi o primeiro em forma de bloco, para assegurar que os aeroportos de maior demanda pudessem também subsidiar os de menores demanda. Como contrapartida ao aumento acelerado da demanda de passageiros, no final do ano de 2019, na China, surgiu uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), intitulada COVID-19, que logo tomou proporção mundial, causando assim uma pandemia global e trazendo consequências na movimentação aeroportuária. Por essa razão, o então estudo tem como objetivo prever a demanda nacional e internacional, utilizando o método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), para o Aeroporto Internacional do Recife, levando em consideração a crise do setor aéreo provocada pelo novo coronavírus, bem como comparar os valores obtidos na projeção com os valores projetados no Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) efetuado antes do período pandêmico para o aeroporto em estudo. Dessa forma, os resultados indicaram que a queda na demanda causada pela pandemia do COVID-19, acarretará uma redução de 53,51% dos passageiros domésticos e 70,54% dos passageiros internacionais em 2020 quando comparado com 2019. Entretanto, no que diz respeito à comparação com o EVTEA, espera-se que os valores projetados para o aeroporto só apresentem uma recessão de um ano quando levado em consideração a crise do setor aéreo. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Aeroporto | pt_BR |
dc.subject | Concessão | pt_BR |
dc.subject | Demanda | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Projeção | pt_BR |
dc.subject | MQO | pt_BR |
dc.title | Demanda do Aeroporto do Recife pós Covid-19: previsão utilizando econometria | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9881982810273990 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The uncontrolled growth of the aerial transportation demand brings up increasingly the reality of continuous investments in the port infrastructure. Therefore in 2011 the government began the concession process to private initiative since the impediments that were happening at these airports when administered by the public initiative. These concessions have as main revenue, passengers demand, load and aircraft, thereupon the importance of understanding your behavior well. In this ways, Recife Airport, along with 5 other northeast airports (João Pessoa Airport (PB), Campina Grande (PB) Aracajú (SE), Maceió (AL) e Juazeiro do Norte (CE) were concede in the fifth round of concession, to Spanish company Aena Desarrollo Internacional. The corresponding auction to 5th round, already done, was the first in block shaped, to assure that the high demand airports could also subsidize those with lower demands. In contrast the accelerated increase of the passenger demand, in the end of 2019, in China, raised a severe acute respiratory syndrome (SARS), entitled COVID-19 which has taken on worldwide proportion, causing a global pandemic. Therefore, this study aims to predict national and international demand, using ordinary least squares method (MQO), to Recife International Airport, taking in consideration the crisis in the airline industry provoked by the new coronavirus, as well as comparing the values obtained in projection with the selected values in the Technical Economic and Environmental Feasibility Study (EVTEA) accomplished before the pandemic period to the study airport. Thus, the results indicated that the drop in demand caused by COVID-19 pandemic will lead to reduction of 53,37% of domestic passengers and 70,34% of international passengers in 2020 when compared to 2019. However, regarding the comparison with EVTEA, it is expected that the values projections to airport will only show a recession of one year when considering the crisis in the airline industry. | pt_BR |
dc.degree.departament | (CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.graduation | CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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