Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48307

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTOYA, Maxime-
dc.contributor.authorSOARES, Juliane Lopes de Melo-
dc.date.accessioned2022-12-20T20:13:26Z-
dc.date.available2022-12-20T20:13:26Z-
dc.date.issued2020-12-09-
dc.date.submitted2022-12-16-
dc.identifier.citationSOARES, Juliane Lopes de Melo. Análise de transferência de conhecimento da academia à indústria: estratégia de usinagem trocoidal. 2020. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48307-
dc.description.abstractO presente estudo busca investigar se o conhecimento científico desenvolvido na universidade, no escopo da usinagem trocoidal, é compartilhado de forma efetiva na indústria de produção mecânica brasileira. Para tanto, seguiram-se a metodologia exploratória e a abordagem qualitativa, que nortearam a construção de um questionário on-line, com perguntas objetivas, direcionado aos profissionais da área. Os 55 participantes, que foram mapeados através de uma rede social voltada para conexões entre profissionais de usinagem atuantes no mercado brasileiro, o LinkedIn, responderam questões sobre seus perfis profissionais, usinagem trocoidal e métodos de obtenção de conhecimento. Como conclusão, constatou-se que os novos conhecimentos sobre a usinagem trocoidal estão chegando à indústria, porém de maneira autônoma, ou seja, por iniciativa dos próprios profissionais e por meios informais, como redes sociais e pesquisas na internet. Desse modo, concluiu-se que o atual cenário nacional necessita de uma aproximação entre institutos de ensino superior/técnico e indústrias, possibilitando, assim, o acesso à inovação com eficiência e confiabilidade.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectUsinagem trocoidalpt_BR
dc.subjectTransferência de conhecimentopt_BR
dc.subjectAcademiapt_BR
dc.subjectIndústriapt_BR
dc.titleAnálise de transferência de conhecimento da academia à indústria: estratégia de usinagem trocoidalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2179327647405825pt_BR
dc.description.abstractxThe present paper aims to investigate whether the scientific knowledge developed at the academy, within the scope of trochoidal milling, is effectively shared in the Brazilian mechanical industrial production field. An exploratory methodology and a qualitative approach were used for the investigation, and which guided the development of an online survey, with objective questions, directed to the professionals who work in the field. The 55 participants who were mapped through LinkedIn answered questions about their professional profiles, trochoidal milling and methods for knowledge acquisition. We could observe that a new perception of trochoidal milling is reaching the industry by the initiative of the professionals themselves and through informal means, such as social networks and internet research. Thus, it was concluded that the current national scenario demands a better relation between the researches done in the college / technical institutes, consequently enabling access to innovation with efficiency and reliability.pt_BR
dc.degree.departament(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduationCTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JULIANE LOPES DE MELO SOARES.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons