Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48296

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Eva Carolina da-
dc.contributor.authorBARROS, Ana Vitória Gomes de-
dc.date.accessioned2022-12-20T16:35:49Z-
dc.date.available2022-12-20T16:35:49Z-
dc.date.issued2022-10-21-
dc.date.submitted2022-11-22-
dc.identifier.citationBARROS, Ana Vitória Gomes de. The teaching and learning of English vocabulary through songs: a survey of teachers' views. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Inglês) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48296-
dc.description.abstractThis descriptive research aims to examine teachers’ perceptions of the teaching and learning of English vocabulary through the use of songs and their contribution to EFL learners apprenticeship improvement. The study was conducted by both quantitative and qualitative research methods and it is based on the concepts of Thornbury (2006) on the function of short-term, working and long-term memory and its implications for vocabulary teaching and learning, as well as some benefits of using songs in class raised by Kuśnierek (2016) and Engh (2013) such as: Motivation, Classroom Atmosphere, Cultural Context, and Memory Retention of Vocabulary Items. To obtain the data, a questionnaire was answered by six teachers of English from different levels of education who teach at the Núcleo de Línguas e Cultura (NLC), a Federal University of Pernambuco (UFPE) extension project that offers language courses. The response rate for the questionnaire was 100% of the research participants using songs with adequate frequency, for different purposes, including teaching vocabulary, with a variety of activities. The findings have shown that, according to the informants’ experiences, songs may have positive effects on vocabulary learning due to their motivational, playful and repetitive nature, significant context and exposure to target culture. Still, the results also indicated that there are some difficulties, such as the students' learning preferences and different English proficiency levels, a shortage of resources in educational settings, and the bothering that might result from overuse.pt_BR
dc.format.extent21p.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectSongspt_BR
dc.subjectVocabularypt_BR
dc.subjectEFLpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.titleThe teaching and learning of English vocabulary through songs: a survey of teachers' viewspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3606524304077906pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3575831122455566pt_BR
dc.description.abstractxEsta pesquisa descritiva tem como objetivo examinar as percepções dos professores sobre o ensino e aprendizagem do vocabulário inglês através do uso de músicas e sua contribuição para a melhoria do aprendizado dos alunos de EFL. O estudo foi conduzido por métodos de pesquisa quantitativa e qualitativo e se baseia nos conceitos de Thornbury (2006) sobre a função da memória de curto, médio e de longo prazo e suas implicações para o ensino e aprendizagem de vocabulário, bem como alguns benefícios do uso de músicas em sala de aula levantados por Kuśnierek (2016) e Engh (2013) como: Motivação, Atmosfera da Sala de Aula, Contexto Cultural e Retenção de Itens de Vocabulário. Para obter os dados, um questionário foi respondido por seis professores de inglês de diferentes níveis de ensino que lecionam no Núcleo de Línguas e Cultura (NLC), projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que oferece cursos de idiomas. A taxa de resposta para o questionário foi de 100% dos participantes da pesquisa utilizando músicas com frequência adequada, para diferentes propósitos, incluindo o ensino de vocabulário, através de uma variedade de tarefas. Os achados mostraram que, de acordo com as experiências dos informantes, as músicas podem ter efeitos positivos na aprendizagem do vocabulário devido ao seu caráter motivacional, lúdico e repetitivo, contexto significativo e exposição à cultura alvo. Ainda assim, os resultados também indicaram que existem algumas dificuldades, como as preferências de aprendizagem dos alunos e diferentes níveis de proficiência em inglês, a escassez de recursos nos ambientes educacionais e o aborrecimento que pode resultar do uso excessivo.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Inglêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Vitória Gomes de Barros.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons