Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48285

Compartilhe esta página

Título: Projeto básico para o sistema de chuveiros automáticos (sprinklers) do laboratório de estruturas da UFPE
Autor(es): ANDRADE, David Taynnam Amorim de
Palavras-chave: Engenharia civil; Chuveiros automáticos; Sprinklers; Segurança contra incêndios; Incêndios em edificações; Dimensionamento de sprinklers
Data do documento: 20-Ago-2020
Citação: ANDRADE, David Taynnam Amorim de. Projeto básico para o sistema de chuveiros automáticos (sprinklers) do laboratório de estruturas da UFPE. 2020. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Os incêndios sempre foram muito presentes nos grandes edifícios, no início da década de 70 do século passado ocorreram grandes incêndios no Brasil, como nos edifícios Andraus em 1972 e Joelma em 1974, que foram seguidos por outros diversos nas décadas seguintes. Foram incêndios nos quais centenas de pessoas perderam a vida e tiveram grandes danos materiais, mas que, por sua vez, geraram uma preocupação com a segurança nas edificações de uma forma geral. Pode-se observar que, na última década (entre os anos 2010 e 2020), também ocorreram grandes eventos de incêndios, como Boate Kiss em 2013, Wilton Paes de Almeida em 2018, Museu Nacional do RJ em 2018 e o centro de treinamento do Flamengo em 2019, fazendo perceber que, ainda, não foi atingido um bom patamar no uso de proteções contra incêndios em território nacional. O sistema de chuveiros automáticos (sprinklers) é um método de proteção ativa contra incêndios, que proporciona vigilância permanente do espaço a proteger, extinguindo ou controlando o foco do incêndio de modo rápido e automático antes que ocorra o alastramento do mesmo. É um equipamento fundamental no primeiro combate a incêndio ultimamente, devido ao fato de os edifícios terem se tornado cada vez maiores e também pelo fato de muitas de suas partes não serem de passagens frequentes dos usuários, podendo ter um início de incêndio despercebido. Este trabalho tem o objetivo de mostrar de forma simples todos os componentes de um sistema de sprinklers, bem como o funcionamento desse sistema. E, principalmente, ensinar a realizar um dimensionamento de uma rede de chuveiros automáticos, focando nos pontos relevantes e considerados fundamentais para o entendimento. Além disso, o trabalho inclui a descrição dos tipos de sistemas de chuveiros automáticos, bem como dos seus componentes e classificação dos mesmos. É apresentado a metodologia de dimensionamento para um sistema e, por fim, um estudo de caso com o galpão de estruturas do departamento de engenharia civil do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mostrando seu dimensionamento em uma sequência de etapas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48285
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DAVID TAYNNAM AMORIM DE ANDRADE.pdf3.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons