Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48276
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARREIRO, Rodrigo Octávio D’Azevedo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Inana Maria Sabino Fernandes da | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T17:14:18Z | - |
dc.date.available | 2022-12-16T17:14:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Inana Maria Sabino Fernandes da. Distopias no cinema brasileiro de ficção científica. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48276 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo se volta para a análise das distopias no cinema brasileiro de ficção científica. Sobretudo na última década, no período ao qual essa dissertação faz um recorte, entre 2014 a 2022, tem havido um aumento na produção de filmes brasileiros de gênero. Na ficção científica, uma parte considerável desses filmes se voltam para as distopias. Esse fato reflete a crise social, política e econômica que o Brasil está atravessando. Nesse contexto, as distopias no cinema brasileiro possuem um viés extremamente político e crítico que podem nos ajudar a entender melhor a nossa realidade. Segundo Cornea (2007) a ficção científica é um gênero associado ao fantástico mas que se distingue dos outros gêneros dessa categoria (como a fantasia e o horror), por ter uma aproximação maior com a realidade. Nesse sentido, a presente dissertação coloca o seguinte problema de pesquisa: Como o cinema brasileiro de ficção científica contemporâneo tem recorrido às distopias para representar os problemas do contexto político/social do país? O corpus escolhido foram os filmes Bacurau (2019) de Kleber Mendonça e Juliano Dornelles e Divino Amor (2019) de Gabriel Mascaro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Distopias | pt_BR |
dc.subject | Ficção científica | pt_BR |
dc.subject | Cinema brasileiro | pt_BR |
dc.title | Distopias no cinema brasileiro de ficção científica | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4237089940686543 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0263456536361820 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study is focused on analyzing the dystopias in Brazilian science fiction cinema. There has been a bigger production of Brazilian genre films, especially in the last decade. In Science fiction, most of the films are dystopias. This fact reflects the social and political crisis that Brazil is going through. Dystopias in Brazilian science fiction cinema are extremely political and critical and can help us understand our reality. Science fiction is a genre associated with the fantastic, but distinguishes itself from other genres (such as fantasy and horror), because of its closeness to reality (CORNEA, 2007). Therefore, our research problem is: how the Brazilian science fiction cinema has chosen dystopias to represent the political and social problems of the country? The films chosen for the analysis were Bacurau (2019) directed by Kleber Mendonça Filho and Juliano Dornelles and Divino Amor (2019) directed by Gabriel Mascaro. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Inana Maria Sabino Fernandes da Silva.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons