Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48276

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARREIRO, Rodrigo Octávio D’Azevedo-
dc.contributor.authorSILVA, Inana Maria Sabino Fernandes da-
dc.date.accessioned2022-12-16T17:14:18Z-
dc.date.available2022-12-16T17:14:18Z-
dc.date.issued2022-08-25-
dc.identifier.citationSILVA, Inana Maria Sabino Fernandes da. Distopias no cinema brasileiro de ficção científica. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48276-
dc.description.abstractO presente estudo se volta para a análise das distopias no cinema brasileiro de ficção científica. Sobretudo na última década, no período ao qual essa dissertação faz um recorte, entre 2014 a 2022, tem havido um aumento na produção de filmes brasileiros de gênero. Na ficção científica, uma parte considerável desses filmes se voltam para as distopias. Esse fato reflete a crise social, política e econômica que o Brasil está atravessando. Nesse contexto, as distopias no cinema brasileiro possuem um viés extremamente político e crítico que podem nos ajudar a entender melhor a nossa realidade. Segundo Cornea (2007) a ficção científica é um gênero associado ao fantástico mas que se distingue dos outros gêneros dessa categoria (como a fantasia e o horror), por ter uma aproximação maior com a realidade. Nesse sentido, a presente dissertação coloca o seguinte problema de pesquisa: Como o cinema brasileiro de ficção científica contemporâneo tem recorrido às distopias para representar os problemas do contexto político/social do país? O corpus escolhido foram os filmes Bacurau (2019) de Kleber Mendonça e Juliano Dornelles e Divino Amor (2019) de Gabriel Mascaro.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDistopiaspt_BR
dc.subjectFicção científicapt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.titleDistopias no cinema brasileiro de ficção científicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4237089940686543pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0263456536361820pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis study is focused on analyzing the dystopias in Brazilian science fiction cinema. There has been a bigger production of Brazilian genre films, especially in the last decade. In Science fiction, most of the films are dystopias. This fact reflects the social and political crisis that Brazil is going through. Dystopias in Brazilian science fiction cinema are extremely political and critical and can help us understand our reality. Science fiction is a genre associated with the fantastic, but distinguishes itself from other genres (such as fantasy and horror), because of its closeness to reality (CORNEA, 2007). Therefore, our research problem is: how the Brazilian science fiction cinema has chosen dystopias to represent the political and social problems of the country? The films chosen for the analysis were Bacurau (2019) directed by Kleber Mendonça Filho and Juliano Dornelles and Divino Amor (2019) directed by Gabriel Mascaro.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Inana Maria Sabino Fernandes da Silva.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons