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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48266
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FREITAS E LOPES, Andiara Valentina de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Matheus Henrique Cordeiro dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T14:27:48Z | - |
dc.date.available | 2022-12-16T14:27:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Matheus Henrique Cordeiro dos. Geometria Fractal : possibilidades de utilização na Matemática do Ensino Básico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48266 | - |
dc.description.abstract | É notável que o ensino atual da Geometria no Brasil é bastante problemático. Por diversas vezes, os alunos em formação não conseguem desenvolver um bom pensamento geométrico e os motivos geradores desta situação são os mais diversos. Quando existe o tratamento dos conteúdos da Geometria, isso ocorre nas disciplinas de Matemática. Além disso, percebe-se uma grande polarização ao tratar apenas da Geometria Euclidiana, o que pode gerar uma desinformação no tocante às possibilidades de se pensar, representar e analisar geometricamente. Nesse sentido, percebemos a necessidade de se trazer abordagens que contribuam para o bom desenvolvimento do pensamento geométrico e uma aprendizagem significativa para os estudantes. E para tal, defendemos o uso de Geometrias não-euclidianas, mais precisamente o uso da Geometria Fractal. Com tudo isso em vista, esse trabalho tem como objetivo investigar a possibilidade de se utilizar a Geometria Fractal ao abordar os conteúdos de Matemática (conteúdos de contagem, perímetros, áreas e volumes) do Ensino Básico. Sendo assim, apresentaremos um estudo pautado nas teorias da Geometria Fractal, iniciadas por Benoit Mandelbrot e continuados por outros matemáticos. Demonstraremos a construção dos fractais: Ilha de Koch, Curva de Koch, Triângulo de Sierpinski, Tapete de Sierpinski, Esponja de Menger e Pirâmide de Sierpinski, utilizando softwares de manipulação geométrica e ressaltaremos também a importância da Geometria Dinâmica neste processo, no tocante à facilidade proporcionada por softwares em se obter representações e de se refazer construções geométricas. A metodologia do trabalho é de natureza qualitativa, a pesquisa é do tipo dialógica, no sentido em que propõe um diálogo com os autores trabalhados na pesquisa documental, e em termos de procedimentos técnicos-metodológicos trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, cujo objetivo central é estabelecer uma análise aprofundada do material bibliográfico e documentar com o intuito de trazer à tona aspectos de base na proposta desenvolvida ao final pesquisa. | pt_BR |
dc.format.extent | 177f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Geometria Fractal | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Geometria Dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Expressão Gráfica | pt_BR |
dc.title | Geometria Fractal : possibilidades de utilização na Matemática do Ensino Básico | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/2708583862357387 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4432621010560686 | pt_BR |
dc.description.abstractx | It is noticeable that the current teaching of Geometry in Brazil is quite problematic. On several occasions, students aren’t able to develop a good geometric thinking and the reasons for this situation are the most diverse. When there is a treatment of the contents of Geometry, this occurs within the contents of Mathematics. In addition, there is a great polarization when dealing only with Euclidean Geometry, which can generate misinformation regarding the possibilities of thinking, representing and analyzing geometrically. In this, we perceive the need to bring approaches that contribute meaning to the good development of geometric thinking and a meaningful learning for students. And for that, we defend the use of non-Euclidean Geometries, more precisely the use of Fractal Geometry. With all that in mind, this work aims to investigate the possibility of using Fractal Geometry when approaching the contents of Mathematics (counting, perimeters, areas and volumes) of Basic Education. Therefore, we will present a study based on the theories of Fractal Geometry, initiated by Benoit Mandelbrot and continued by other mathematicians. We’ll demonstrate the construction of the fractals: Koch Island, Koch Curve, Sierpinski Triangle, Sierpinski Carpet, Menger's Sponge and Sierpinski's Pyramid, using two geometric manipulation software and we’ll also emphasize the importance of Dynamic Geometry in this process by the ease provided by software in obtaining representations and redoing geometric constructions. The methodology of this work is qualitative and the research is dialogic, in the sense in which it proposes a dialogue with the authors that we referred in the documental research, and in terms of technical-methodological procedures it is a bibliographical and documental research, whose objective central is to establish an in-depth analysis of the bibliographic material and to document it in order to bring to light basic aspects in the proposal developed for the final research. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DEG) - Departamento de Expressão Gráfica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Expressão Gráfica – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0002-7074-5820 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Expressão Gráfica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Matheus Henrique Cordeiro dos Santos.pdf | 3,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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