Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48254
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Josias Ivanildo Flores | - |
dc.contributor.author | DUPRAT, Ruan Felipe Tenorio | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T18:44:46Z | - |
dc.date.available | 2022-12-15T18:44:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-07 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-12 | - |
dc.identifier.citation | DUPRAT, Ruan Felipe Tenorio. O ensino de solos como instrumento para a educação geográfica : importância, desafios e possibilidades metodológicas. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48254 | - |
dc.description.abstract | Nas aulas de Geografia, nos anos finais do ensino fundamental, o ensino dos conteúdos da área física da Geografia é trabalhado de forma simples, sem aprofundamentos e sem conexão com a vida dos estudantes. Os professores utilizam largamente o livro didático, que traz poucas explicações sobre os assuntos, e as que trazem estão longe da realidade dos alunos, o que causa um desinteresse dos alunos e também do próprio professor. Mesmo sendo um recurso natural indispensável à vida dos seres humanos e animais, o solo possui pouco reconhecimento. O presente trabalho tem como objetivo: Propor a criação de material didático-pedagógico que constitua um aporte ao ensino do conteúdo solos na disciplina de Geografia para os anos finais do ensino fundamental. Ao longo do desenvolvimento do trabalho o livro didático utilizado na rede municipal do Recife foi analisado de forma qualitativa em relação a seu conteúdo sobre os solos, bem como foram realizadas atividades ao longo de um mês na Escola Municipal São Cristovão, da rede municipal do Recife, onde foram utilizados instrumentos pedagógicos de baixo custo para potencializar o processo de ensino a aprendizagem frente as temáticas do solo para os anos finais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.format.extent | 44p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação geográfica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de solos | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.title | O ensino de solos como instrumento para a educação geográfica : importância, desafios e possibilidades metodológicas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1895608778738148 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5729938690147213 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In Geography classes, in the final years of basic education, the teaching of the contents of the physical area of Geography is worked in a simple way, without deepening and without connection with the students' lives. Teachers widely use the textbook, which brings few explanations of the issues, and those that bring are far from the reality of the students, which causes a lack of interest from students and also from the teacher himself. Even being a natural resource indispensable to the life of human beings and animals, the soil has little recognition. The present work aims to: propose the creation of didactic-pedagogical material to support the teaching of soil content in Geography for the final years of primary schools. Throughout the development of the work the textbook used in the municipal network of Recife was analyzed qualitatively in relation to its content about the soils, as well as activities were carried out over a month in the São Cristovão Municipal School, of the municipal network of Recife, where low-cost educational tools were used to enhance the teaching and learning process facing the soil themes for the final years of primary schools. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de ciências geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Geografia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-7017-7181 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ruan Felipe Tenorio Duprat.pdf | O ensino de solos como instrumento para a educação geográfica: importância, desafios e possibilidades metodológicas | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons