Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48190

Compartilhe esta página

Título: Mapeamento das lesões traumáticas de plexo braquial em adultos no estado de Pernambuco e acessibilidade geográfica ao tratamento fisioterapêutico
Autor(es): VASCONCELOS NETO, Edgar Lauro de
Palavras-chave: Fisioterapia; lesões periféricas; plexo braquial
Data do documento: 11-Out-2022
Citação: VASCONCELOS NETO, Edgar Lauro de. Mapeamento das lesões traumáticas de plexo braquial em adultos no estado de Pernambuco e acessibilidade geográfica ao tratamento fisioterapêutico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Introdução: As lesões traumáticas de plexo braquial (LTPB) podem acarretar limitações físicas e impactos socioeconômicos, uma vez que indivíduos usualmente necessitam de aposentadoria precoce. Para um melhor prognóstico, o tratamento fisioterapêutico deve ser realizado precocemente. Porém, a distância aos serviços de saúde e os custos para o tratamento surgem como obstáculos. Objetivo: Este estudo tem como objetivo realizar um levantamento de georreferenciamento sobre o acesso dos pacientes com LTPB ao tratamento fisioterapêutico no Estado de Pernambuco. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico, de caráter exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, cuja coleta de dados foi realizada através da verificação de prontuários dos pacientes. Procedimentos de georreferenciamento e territorialização foram realizados por meio da medida da distância entre o endereço do paciente até os serviços de reabilitação. Resultados: A distribuição geográfica das LTPB mostrou-se concentrada na região metropolitana do Recife (33,6%). Mesorregiões próximas apresentaram um valor semelhante (27,1% para a região agreste e 21,5% para a Zona da Mata). O Sertão e São Francisco somam 7,5% dos casos. Conclusão: Foi possível observar que há pacientes que precisam percorrer longas distâncias para receber os tratamentos nos serviços especializados. Isso sugere que há uma distribuição geográfica ineficiente dos centros de saúde, dificultando o acesso à fisioterapia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48190
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Edgar Lauro de Vasconcelos Neto.pdf383,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons