Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48084

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves de-
dc.contributor.authorSILVA, Elionara Maria da-
dc.date.accessioned2022-12-05T14:01:16Z-
dc.date.available2022-12-05T14:01:16Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2022-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48084-
dc.description.abstractEste TCC busca trazer como a Arte é importante ser trabalhada como disciplina primordial, para isso, passamos cronologicamente observando a metodologia e o currículo dessa disciplina onde podemos observar mudanças. O ensino de Artes pode ser detectado com maiores ou menores dificuldades que vai impactar diretamente na atuação do professor e a aplicação da disciplina de Arte, seja na formação especializada em suas quatro linguagens de atuação (Artes visuais, Dança, Teatro e Música) ou na união deles como forma interdisciplinar como é “ideal” acontecer nas escolas, que encontramos dentro das bibliografias. Precisando ter conhecimento da importância de termos mais tempos para se especializar e dar mais oportunidade de reconhecer cada linguagem artística. Buscando evidenciar a Arte sempre esteve presente no cotidiano da humanidade, temos o objetivo de compreender o papel da Arte e suas linguagens na sociedade e na formação do pedagogo e suas consequências, esclarecendo que o ensino de Artes na sala de aula tem um papel significativo na construção do ser e até com o teor terapêutico, mas apresentada principalmente em relação a construção de um ser crítico, pensante e interativo na sociedade que está inserido. Ou seja, é importante expor que a Arte é conhecimento.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArteducaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectPráxispt_BR
dc.titleDescobrindo caminhos: importância do envolver-se em Arte no contexto escolar - breves olhares bibliográficos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6665135954352936pt_BR
dc.description.abstractxThis final paper seeks to show how Art is important to be worked as a primal subject, for this, we go through cronologically observing the methodology and this subject's curriculum where we can find changes, where the teaching of Art can be detected with major or minor difficulties that can impact directly on the teacher's approach and the application of the Art subject in bibliography. Searching to continue comprehending this movement, evidencing how Art was always present in humanity's everyday life, we aim to comprehend the role of Art and it's modulations in society as far as the school's curriculum, and in the pedagogical practice and it's consequences, clarifying that the teaching of Art in class, has a significant role on the human being's construction with therapeutic content, but mainly presented in relation to the construction of a critic human being, thinking and interactive in the society they are inserted. That is, the Art as knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
3_merged.pdf15,6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons