Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48051

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Juliana Fernandes de Souza-
dc.contributor.authorSILVA, Macilio Manuel da-
dc.date.accessioned2022-12-01T17:36:30Z-
dc.date.available2022-12-01T17:36:30Z-
dc.date.issued2022-11-07-
dc.date.submitted2022-11-30-
dc.identifier.citationSILVA, Macilio Manuel da. Conhecimentos sobre a educação popular em saúde em discentes de fisioterapia na UFPE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48051-
dc.description.abstractA Educação Popular em Saúde (EPS) é importante para o empoderamento do cidadão, proporcionando uma consciência crítica e uma educação libertadora, entretanto existe uma dificuldade entre a conciliação do saber científico e popular, respectivamente pelos profissionais de saúde e a população. Nesse contexto, este estudo realiza uma pesquisa que visa analisar os conhecimentos dos discentes do curso de Fisioterapia na UFPE sobre a Educação Popular em Saúde. A amostra inicial foi de 51 discentes, sendo 2 excluídos por não ter idade maior que 18 anos, um dos critérios de exclusão, assim a amostra final foi de 49 discentes. Para responder o formulário online da pesquisa, os discentes deveriam estar com o vínculo ativo e cursando Fisioterapia na UFPE. Os resultados apontam que os discentes associavam a EPS à prevenção, ao SUS, como também não sabiam/lembravam de palavras associadas a EPS.pt_BR
dc.format.extent14pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCapacitação de recursos humanos em saúdept_BR
dc.subjectSUSpt_BR
dc.subjectcurso de fisioterapiapt_BR
dc.titleConhecimentos sobre a educação popular em saúde em discentes de fisioterapia na UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3668154443325318pt_BR
dc.description.abstractxPopular Health Education (EPS) is important for citizen empowerment, providing critical awareness and liberating education, however there is a difficulty between reconciling scientific and popular knowledge, respectively by health professionals and the population. In this context, this study carries out research that aims to analyze the knowledge of students of the Physiotherapy course at UFPE about Popular Education in Health. The initial sample consisted of 51 students, 2 of which were excluded for not being over 18 years of age, one of the exclusion criteria, so the final sample was 49 students. To respond to the online survey form, students should have an active bond and be studying Physiotherapy at UFPE. The results show that the students associated EPS with prevention, with SUS, as well as they did not know/remember words associated with EPS.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DFS) - Departamento de Fisioterapia pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Fisioterapiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Macilio Manuel da Silva.pdf253,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons