Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47978
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Carolaynne Ordônio da | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-25T23:06:40Z | - |
dc.date.available | 2022-11-25T23:06:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-22 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Carolaynne Ordônio da Silva. A ASTRONOMIA COMPROMETIDA COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM: um estudo sobre as práticas de ensino a partir da revisão da literatura. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47978 | - |
dc.description.abstract | Este projeto resultou de uma pesquisa realizada por meio de revisão da literatura da área de ensino de astronomia a fim de explicar as escolhas teóricas que fundamentam as atividades realizadas e quais referenciais que as sustentam, de forma que pudesse reafirmar a necessidade de melhorar o ensino de astronomia, a partir de um embasamento teórico mais consistente nas práticas de ensino publicadas na literatura da área. Para isso, análises foram feitas em artigos publicados em revistas importantes da área de Ensino de Ciências, Física e Astronomia, entre janeiro de 2009 e agosto de 2022. O objetivo foi entender e explicar as várias práticas do ensino de astronomia com base em revisões de literatura nesse campo, para poder verificar se as publicações em periódicos da área de ensino de ciências e física sugerem práticas de ensino de astronomia, e se apresentam, ou não, referencial teórico de ensino e/ou de aprendizagem. Os resultados apontam que o número de artigos publicados relacionados ao Ensino de Astronomia vem crescendo ao longo dos anos, mas, mesmo com o crescimento,o número, se comparado com o número geral de publicações das revistas analisadas, ainda é pequeno e quando analisados criteriosamente, este pequeno número de artigos, identificando se há ou não referenciais sobre ensino e/ou aprendizagem e prática de ensino, o número é ainda mais reduzido. Comumente, entende-se que no período gasto para a análise desta pesquisa obtive a quantidade de dezesseis artigos com referencial teórico ou discussão/reflexão de como se daria o Ensino e a Aprendizagem com base no referencial adotado, quinze usaram o referencial teórico apenas para sustentar a proposta e dentre esses, apenas onze usaram o referencial teórico para avaliar os resultados obtidos com relação ao ensino e a aprendizagem. Diante dos fatos, é passível de interesse que os pesquisadores da área busquem explorar diferentes teorias de ensino e da educação para que, assim, haja a contínua evolução e aprofundamento da área além de abordar temas da vasta área da astronomia que vão além de conteúdos apresentados nos antigos PCN, e na mais nova BNCC. | pt_BR |
dc.format.extent | 35P. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de astronomia | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino de astronomia | pt_BR |
dc.subject | Referenciais teóricos | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A astronomia comprometida com o ensino e a aprendizagem: um estudo sobre as práticas de ensino a partir da revisão da literatura. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9446350924466095 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6530322206688430 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This project resulted from a research carried out through a literature review in the area of astronomy teaching in order to explain the theoretical choices that underlie the activities carried out and which references support them, so that it could reaffirm the need to improve the teaching of astronomy, based on a more consistent theoretical basis in teaching practices published in the literature of the area. For this, analyzes were carried out on articles published in important journals in the area of Science, Physics and Astronomy Teaching, between January 2009 and August 2022. The objective was to understand and explain the various practices of astronomy teaching based on reviews of literature in this field, in order to verify whether publications in journals in the area of science and physics teaching suggest astronomy teaching practices, and whether or not they present a theoretical framework for teaching and/or learning. The results indicate that the number of published articles related to Teaching Astronomy has been growing over the years, but, even with the growth, the number, if compared with the general number of publications of the analyzed journals, is still small and when analyzed carefully , this small number of articles, identifying whether or not there are references on teaching and/or learning and teaching practice, the number is even smaller. Commonly, it is understood that in the period spent for the analysis of this research, I obtained the amount of sixteen articles with theoretical reference or discussion/reflection of how teaching and learning would take place based on the adopted reference, fifteen used the theoretical reference only to support the proposal and among these, only eleven used the theoretical framework to evaluate the results obtained in relation to teaching and learning. In view of the facts, it is likely of interest that researchers in the area seek to explore different theories of teaching and education so that, thus, there is the continuous evolution and deepening of the area, in addition to addressing themes from the vast area of astronomy that go beyond the contents presented in the old PCN and in the newer BNCC. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Carolaynne Ordônio da Silva.pdf | 356,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons