Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47971

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDIAS JÚNIOR, Jurandir Ferreira-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Samara Franciele Alves do-
dc.contributor.authorMORAES, Andreza de França-
dc.date.accessioned2022-11-25T19:05:27Z-
dc.date.available2022-11-25T19:05:27Z-
dc.date.issued2022-10-20-
dc.date.submitted2022-11-11-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Samara Franciele Alves do; MORAES, Andreza de França. O DESENVOLVIMENTO DAS VIRTUDES EM PROL DA PREVENÇÃO DO BULLYING NAS ESCOLAS. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia). Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47971-
dc.description.abstractO bullying é um dos principais problemas escolares, o que torna urgente a adoção de medidas preventivas e combativas, conforme preveem as leis antibullying. A partir disso, este trabalho objetiva investigar como uma educação – na visão de Stein – que tenha por objetivo o desenvolvimento das virtudes – na perspectiva de Aquino e Malheiro – pode ajudar a prevenir o bullying nas escolas. O percurso metodológico compreendeu em um estudo de caso através de uma entrevista com roteiro semiestruturado direcionado à coordenadora pedagógica de um colégio situado na cidade do Recife. Os resultados obtidos foram satisfatórios, visto que foi confirmada a hipótese de que o trabalho educativo com as virtudes é um caminho para a formação de alunos solidários, empáticos e que prezam pelo respeito, visando o bem comum.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectVirtudespt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleO desenvolvimento das virtudes em prol da prevenção do bullying nas escolaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1289409285606051pt_BR
dc.description.abstractxBullying is one of the main school problems, which makes it urgent to adopt preventive and combative measures, as provided for in anti-bullying laws. From this, this work aims to investigate how an education - in Stein's view - that aims to develop virtues - in Aquino and Malheiro's perspective - can help to prevent bullying in schools. The methodological course comprised a case study through an interview with a semi-structured script directed to the pedagogical coordinator of a school located in the city of Recife. The results obtained were satisfactory, since the hypothesis was confirmed that educational work with virtues is a way to form solidary, empathetic students who value respect, aiming at the common good.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentLetraspt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6347-6880pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC de Andreza de França Moraes e Samara Franciele Alves do Nascimento.pdf450,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons