Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47971
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DIAS JÚNIOR, Jurandir Ferreira | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Samara Franciele Alves do | - |
dc.contributor.author | MORAES, Andreza de França | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-25T19:05:27Z | - |
dc.date.available | 2022-11-25T19:05:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-11 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Samara Franciele Alves do; MORAES, Andreza de França. O DESENVOLVIMENTO DAS VIRTUDES EM PROL DA PREVENÇÃO DO BULLYING NAS ESCOLAS. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia). Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47971 | - |
dc.description.abstract | O bullying é um dos principais problemas escolares, o que torna urgente a adoção de medidas preventivas e combativas, conforme preveem as leis antibullying. A partir disso, este trabalho objetiva investigar como uma educação – na visão de Stein – que tenha por objetivo o desenvolvimento das virtudes – na perspectiva de Aquino e Malheiro – pode ajudar a prevenir o bullying nas escolas. O percurso metodológico compreendeu em um estudo de caso através de uma entrevista com roteiro semiestruturado direcionado à coordenadora pedagógica de um colégio situado na cidade do Recife. Os resultados obtidos foram satisfatórios, visto que foi confirmada a hipótese de que o trabalho educativo com as virtudes é um caminho para a formação de alunos solidários, empáticos e que prezam pelo respeito, visando o bem comum. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Outros | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Virtudes | pt_BR |
dc.subject | Prevenção | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento das virtudes em prol da prevenção do bullying nas escolas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1289409285606051 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Bullying is one of the main school problems, which makes it urgent to adopt preventive and combative measures, as provided for in anti-bullying laws. From this, this work aims to investigate how an education - in Stein's view - that aims to develop virtues - in Aquino and Malheiro's perspective - can help to prevent bullying in schools. The methodological course comprised a case study through an interview with a semi-structured script directed to the pedagogical coordinator of a school located in the city of Recife. The results obtained were satisfactory, since the hypothesis was confirmed that educational work with virtues is a way to form solidary, empathetic students who value respect, aiming at the common good. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6347-6880 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC de Andreza de França Moraes e Samara Franciele Alves do Nascimento.pdf | 450,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons