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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47969
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CARVALHO, Fernanda da Costa Guimarães | - |
dc.contributor.author | CARVALHO, Karla Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-25T18:32:18Z | - |
dc.date.available | 2022-11-25T18:32:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-18 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Karla Maria. Educação de jovens e adultos na escola da prisão: contribuições para ressocialização de mulheres privadas de liberdade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47969 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo é o resultado de uma pesquisa que buscou conhecer as contribuições da educação de jovens e adultos (EJA), para o processo de ressocialização de mulheres privadas de liberdade de uma escola prisional do Recife. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apoia-se na abordagem qualitativa em que adotamos procedimentos metodológicos de análise de documentos, observações e entrevistas. Bem como, a leitura de obras e artigos de revistas e publicações referentes ao tema. De acordo com os procedimentos metodológicos adotados nos quais fizemos uso de entrevistas com algumas educandas e professores, e também observação dos espaços e do cotidiano da escola. A partir dos estudos e das entrevistas feitas, pudemos concluir que a educação no ambiente prisional possibilita aos sujeitos, o resgate da cidadania, a construção de conhecimentos, bem como a possibilidade de mudança de comportamento das alunas que frequentam a escola na prisão. Diante disso, os resultados apontam para a importância da (EJA) durante o cumprimento de pena para processo de ressocialização de mulheres privadas de liberdade por propiciar mudanças de perspectivas de vida em suas educandas. Do mesmo modo, contribuem com o processo de ressocialização e consequentemente, preparando-as para reinserção na sociedade. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Mulheres privadas de liberdade | pt_BR |
dc.subject | Ressocialização | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.subject | Women deprived of liberty | pt_BR |
dc.subject | Resocialization | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos na escola da prisão : contribuições para ressocialização de mulheres privadas de liberdade | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MOURA, Dayse Cabral de | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5363160577300994 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article is the result of a research that sought to know the contributions of youth and adult education (EJA) to the process of resocialization of women deprived of their liberty from a school in the female prison in Recife. This Course Conclusion Work (TCC) is based on a qualitative approach in which we adopted methodological procedures for analyzing documents, observations and interviews. As well as reading works and articles from magazines and publications on the subject. According to the methodological procedures adopted in which we made use of interviews with some students and teachers, and also observation of the spaces and the daily life of the school. From the studies and interviews carried out, we were able to conclude that education in the prison environment allows subjects to recover citizenship, build knowledge, as well as the possibility of changing the behavior of students who attend school in prison. In view of this, the results point to the importance of (EJA) during the sentence for the process of resocialization of women deprived of their liberty for providing changes in the life perspectives of their students. In the same way, they contribute to the process of resocialization and, consequently, preparing them for reintegration into society. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7044023355062076 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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KARLA MARIA DE CARVALHO.pdf | 501,97 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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