Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47943

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorSILVA, Lucio Flavio Rosendo da-
dc.date.accessioned2022-11-24T23:01:10Z-
dc.date.available2022-11-24T23:01:10Z-
dc.date.issued2022-11-09-
dc.date.submitted2022-11-22-
dc.identifier.citationSILVA, Lucio Flavio Rosendo Da. A educação inclusiva em escolas dos anos finais do ensino fundamental no município de Belo Jardim-PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Matemática – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47943-
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva analisar o processo de inclusão escolar em escolas públicas dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Belo Jardim-PE. A escolha do tema surgiu de acordo com a empatia pela causa e o aprofundamento nos estudos relacionados à mesma, durante o decorrer do curso, vendo o quão é fundamental o profissional de educação se integrar desse assunto. Utilizei como base de estudo nessa construção, autores como: SILVA (1987); CORRENT(2016);SANTOS, BARBOSA (2016) e outros. O percurso metodológico desta monografia deu-se e através de uma pesquisa de campo descritiva com abordagem qualitativa, aplicada em três escolas da rede municipal de Belo Jardim- PE. Foi utilizado como instrumento de pesquisa entrevista semiestruturada com seis perguntas. Responderam às perguntas, duas coordenadoras pedagógicas e uma secretária adjunta. Com base nas respostas observou-se que mesmo compreendendo o momento de dificuldade que todos enfrentam devido à pandemia, poucas ações foram realizadas nas instituições de ensino, que faltam de profissionais qualificados, como auxiliares para dá apoio aos professores, limitações quanto a estrutura física. De modo geral, ainda há muito a ser feito na inclusão dos alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de Belo Jardim- PE.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEstudo e Ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleA educação inclusiva em escolas dos anos finais do ensino fundamental no município de Belo Jardim-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to analyze the process of school inclusion in public schools in the final years of Elementary School in the municipality of Belo Jardim-PE. The choice of theme emerged according to the empathy for the cause and the deepening of the studies related to it during the course, seeing how fundamental it is for the education professional to integrate this subject. I used authors such as: SILVA (1987), CORRENT(2016), SANTOS; BARBOSA (2016)and others. The methodological course of this monograph took place through a descriptive field research with a qualitative approach, applied in three schools in the municipal network of Belo Jardim-PE. A semi-structured interview with six questions was used as a research instrument. Two pedagogical coordinators and an assistant secretary answered the questions. Based on the responses, it was observed that even understanding the moment of difficulty that everyone faces due to the pandemic, few actions were carried out in educational institutions, which lack qualified professionals, such as assistants to support teachers, limitations regarding the physical structure. In general, there is still a lot to be done in the inclusion of students in the final years of elementary school in the municipal network of Belo Jardim-PE.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Flávio 17-11-2022 (2).pdf288,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons