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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47939

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUTO MAIOR, Caio Bezerra-
dc.contributor.authorSILVA, Thales José França-
dc.date.accessioned2022-11-24T22:03:49Z-
dc.date.available2022-11-24T22:03:49Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.date.submitted2022-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47939-
dc.description.abstractCom as incertezas provenientes do mercado nos últimos tempos, a importância de um bom planejamento é crucial para um bom gerenciamento dos processos produtivos. A previsão de demanda é um fator primordial para um bom planejamento estratégico nas organizações, auxiliando os gestores para a tomada de decisão em diversos âmbitos nas empresas. O trabalho tem como objetivo geral analisar e determinar a previsão de demanda de alguns insumos específicos utilizados pela empresa, a fim de observar possíveis erros e identificação de fatores que possam encarretar erros no planejamento estratégico, com isso sugerindo possíveis estratégias que consigam ajudar no planejamento, visando prevê a demanda futura e ajustando suas ações para esse horizonte de planejamento. O presente trabalho propõe diversas técnicas de previsão de demanda, a fim de ajustar a que mais se aproxima da demanda real, buscando o menor erro associado, através de cálculos matemáticos. O modelo utiliza de análise de series temporais, utilizando de dados históricos de demanda dos insumos estudados (Açúcar, Farinha de trigo e Margarina 70%).pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrevisão de demandapt_BR
dc.subjectPlanejamento da produçãopt_BR
dc.subjectSéries temporaispt_BR
dc.titleAplicação de técnicas para determinação de previsão de demanda em uma indústria do setor alimentício.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3781749044433557pt_BR
dc.description.abstractxWith the planned uncertainties coming from the market in recent times, the importance of good planning is crucial for good management of production processes. Demand forecasting is a key factor for good strategic planning in organizations, helping managers to make decisions in different areas in companies. The general objective of the work is to analyze and determine the demand forecast of some specific inputs used by the company, in order to observe possible errors and identify factors that may lead to errors in strategic planning, thus suggesting possible strategies that can help in planning, aiming to forecast future demand and adjusting its actions to this planning horizon. The present work proposes several demand forecasting techniques, in order to adjust the one that is closest to the real demand, seeking the smallest associated error, through mathematical calculations. The model uses the analysis of time series, using historical data of demand of the studied inputs (Sugar, Wheat flour and Margarine 70%).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

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